jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

TELEFONE (33) 3341.1026

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Geraldo Barbosa

VIVIANA ALMEIDA HOMENAGEADA PELO ROTARY

Em nome de todos manhumirienses, o Rotary Club Manhumirim/Alto Jequitibá dedicou moção honrosa para a jornalista, atriz, cantora, instrumentista, repórter e atual Assessora de Comunicação da Câmara Municipal, Viviana Pilo de Almeida. Felizes foram os membros desse conceituado clube, pois Viviana é realmente uma das mais competentes e dinâmicas personagens de Manhumirim.

Primeiro trabalho na televisão aos 16 anos, depois atriz do programa Qualificação Profissional TV-Educativa - RJ e do famoso “Os Trapalhões” pela Rede Globo, além de jurada em vários programas de cantores e concursos musicais. Ex-apresentadora de telejornal diário da TV Catuaí de Manhuaçu (MG), Viviana é Bacharel em Comunicação Social pela UniverCidade (RJ), com especialização em Jornalismo Audiovisual, (Rádio e TV), diplomada pela Escola de Artes Cênicas Dirceu de Mattos, com registro profissional de atriz, participou de várias peças teatrais.

Cursos de jornalismo, canto lírico, impostação de voz, assessoria de comunicação foram alguns dos muitos diplomas que recebeu em sua vitoriosa profissão. Feliz é Manhumirim por ter em seu meio uma pessoa da capacidade de Viviana, que além de simpática e comunicativa, encanta a todos nos programas de rádio que apresenta, jornais impressos que edita e eventos que organiza, merecendo assim o destaque feito pelo Rotary!
(foto de Ivo Albuquerque: Viviana e Renatinho, presidente do Rotary).

 

MARIA DO CARMO: 70 ANOS DE VIDA GLORIOSA

No dia primeiro de março, a alta sociedade de Manhumirim e região, se reuniu no luxuoso Trattoria Milão para festejar os 70 anos de Maria do Carmo Corrêa Nolasco. Professora, inspetora, culta e religiosa, Maria do Carmo foi um exemplo para famílias que lutam e que conseguem vencer na vida. Viúva do “sempre presente” Mário Nolasco, Maria é querida sinceramente pelos amigos, admirada e amada pelos filhos, Mário Jr. e Isabel, venerada pelos netos Thábata e Thiago, além do respeito, carinho e reconhecimento do genro Klebinho e da nora Izadora. Vida difícil, conquistas admiráveis, Maria foi a personificação de “segunda mãe” para os irmãos José Gonçalves, Geraldo, Tarciso e Alfredo, que a têm como a “mulher do ano”, ou melhor a “mulher de toda uma vida”. Católica fervorosa, devoção e serviço pela sua Igreja, comentarista de celebrações, leitora, professora de catecismo, ministra da Eucaristia, coordenadora de comunidades, Maria mereceu os aplausos que lhes foram feitos pelos emocionados convidados.
(foto: Izadora, Mário, Maria, Isabel e Kleber)

 

APAC EMPOSSA NOVA DIRETORIA

Dia 06 de março, no salão da Câmara de Vereadores, com presença de prefeitos e vereadores das cidades da comarca, além da Juíza Dra. Helimar Boaventura Condé e outras autoridades, amigos e admiradores, foi eleita e empossada a nova diretoria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Manhumirim. Nova diretoria (foto): presidente, Renata Rocha, vice, Newton Cerqueira Jr., tesoureiros, Luciano Silva e José Weber, secretários, Maria Isabel Tavares e Cleiton, psicóloga Kilza Fonseca, assistente social Joselene Aguiar. Na oportunidade foram eleitos e empossados 15 membros do Conselho Deliberativo e um membro do Conselho Fiscal. Uma festa para quem luta e se preocupa com o irmão às vezes “esquecido”. Merecem reconhecimento!

 

MAIS UMA CONQUISTA EM MEDICINA: BRYSA PAIVA CRUZ

Orações e louvores de agradecimento ao Senhor, pelos amigos, colegas de escola, emocionados pais, Paulo Roberto e Dulcelea Cruz, irmãos Breno, Paulo Filho e Hygor, pela aprovação em Medicina da filha Brysa.

Um fato singular, haja vista que a jovem estudante de 17 anos prestou o concurso pela primeira vez e foi aprovada nos primeiros lugares em duas universidades federais: Ouro Preto e Juiz de Fora. Um destaque para esta linda garota que se dedicou ao estudo e agora vai realizar o sonho. Parabéns, doutora!

 

ANIVERSÁRIO DE MANHUMIRIM: 89 ANOS (I)

Sábado, 16 de março, Manhumirim completou 89 anos de história e emancipação político/administrativa. Bela cidade, acolhedora, clima agradabilíssimo, o município possui uma área de 183,52 Km², população estimada em 21.000 habitantes, com 16 bairros, está localizada na vertente ocidental do Caparaó, fazendo limites com Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Iúna (ES), Luisburgo, Martins Soares, Manhuaçu e Reduto, estando a 30 minutos do entroncamento das rodovias BH/Vitória e Rio/Bahia, a 30 minutos também do Estado do Espírito Santo e distante 310 km de Belo Horizonte. O que atrai milhares de turistas à cidade é o povo alegre e hospitaleiro, que dá valor as suas festas, como Jubileu do Bom Jesus, Carnaval, Expomirim, Feiras de Negócios, Concursos de Beleza, entre outras.

Seu serviço de saúde é um dos melhores da região, através do Hospital Pe. Júlio Maria e a completa Policlínica Municipal, apesar do número limitado de médicos na cidade. Artesanato, associações, como a de Artistas e Livres Pensadores, restaurantes, pizzarias, bares, churrascarias, choperias e adegas fazem o apreciador ter uma bela vida noturna. Durante o dia, o visitante pode se deliciar com o Parque Municipal Sagüi da Serra, mirantes espetaculares, Pedra de Rapel, cachoeiras, fazendas centenárias, Rio Claro para excursões e muito, muito mais. Administrada pela prefeita Darcy Braga (foto: nos braços do povo) e vice, Dr. Jésus, com 11 vereadores, possui um filho da terra deputado federal, Dr. Mário Heringer (foto com a mãe Arlete) e está muito bem representada em Minas Gerais e no Brasil, com destaque para a justiça local, tendo à frente, a dedicada e eficaz diretora do fórum, juíza Dra. Helimar Boaventura Condé.

 

ANIVERSÁRIO DE MANHUMIRIM: 89 ANOS (II)

A vida cultural, religiosa e educacional do município é destaque no Brasil, que teve como precursor o missionário belga, que chegou há 85 anos e em apenas 16, deu vida ao município: Pe. Júlio Maria de Lombaerde (no detalhe). Fundou duas congregações sacramentinas, padres e freiras, construiu seminário, igreja toda de cimento/vidro, sem um tijolo sequer, colégios, patronato, aprendizado, hospital, usina, editora e gráfica “O Lutador” e muito mais. Os missionários sacramentinos cuidam bem de suas obras e ainda fazem Manhumirim ser destaque na região, quando se trata de festas religiosas, evangelização e comunicação através das emissoras de rádios. Administram o Colégio Santa Teresinha, o Conservatório Brasileiro de Música, o Hospital Pe. Júlio Maria, o Patronato Agrícola Santa Maria, Seminário Apostólico, Paróquia e Fundação Bom Jesus (Rádios AM e FM), Gráfica “O Lutador”, entre outros, mantendo a “perseverança” do fundador cada vez mais viva, através de celebrações e presença ativa em mais de 50 comunidades urbanas e rurais.
(foto: alguns monumentos de Manhumirim).

 

ANIVERSÁRIO DE MANHUMIRIM: 89 ANOS (III)

Manhumirim é muito bem assistida em saúde, recuperação humana, acolhimento de crianças e adultos. Possui um completo Abrigo e Asilo São Vicente de Paulo, Associação Manhumiriense de Amigos Reunidos – AMAR, Fazenda Terapêutica de Recuperação de Viciados, creches, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, cantinas, Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, eficientes clubes de serviço, Lions e Rotary, Loja Maçônica, dezenas de Igrejas Evangélicas, Codema, Consepe, Conselho da Comunidade, Centros Vocacionais CVT e Mater/Natura, Sede da Regional de Saúde, três emissoras de rádio, Emater, Ipsemg, Casa da Cultura, associação comercial, grupos de reflexão jovens/carismática/casais, atuantes vicentinos, assistência espiritual e acolhimento integral nas igrejas evangélicas, creches especiais e muito mais não citados.

E ainda nesta semana, foram (re)inauguradas as novas estruturas do Patronato Agrícola Santa Maria, com o calçamento do pátio interno e estrada de chegada, telas de segurança, pinturas externas e internas de todo o prédio, renovação total nas salas de aula e cozinha, além de melhorar o ambiente humano e profissional com funcionários gabaritados, instrutoras com formação em assistência social e pedagogia, capacitação dos auxiliares de instrutoras, de cozinha e de faxina e muito mais, merecendo o aplauso e reconhecimento de toda a população.

Aliás, o povo ajuda e vai sempre ajudar com mais esta grande obra sacramentina e para isto não mediu esforços em comparecer durante dia útil na celebração de Graças ao Senhor por mais esta grande obra para Manhumirim (foto: autoridades e administrador Ir. Denilson Mariano - SDN).

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Multimídia Informática - Direção João Rosendo