jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

 

 

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Gerado Barbosa

PROMOTORA RECEBE MEDALHA DESEMBARGADOR HÉLIO COSTA

Dia 25 de novembro, no Fórum Dr. Joaquim Cabral, foi entregue à Promotora de Justiça Vanessa Maia de Amorim Evangelista, a Medalha Desembargador Hélio Costa, uma honraria concedida a pessoas que têm em seu histórico, serviços relevantes no Poder Judiciário de 1ª Instância.

Ilustres autoridades compuseram a mesa e dezenas participaram desse singular evento, presidido pela Juíza de Direito, Dra. Elimar Boaventura Condé. Dra. Vanessa é graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense, trabalhou no Ministério Público Federal e do Rio de Janeiro.

Em Manhumirim tem se dedicado, entre outros grandes trabalhos, a causas que beneficiam a comunidade em geral, como sua luta contra a poluição sonora e atuação constante na defesa do meio ambiente.

Mais que merecida essa honraria, Doutora!
(foto: Dra. Vanessa e Dra. Elimar)

 

HOSPITAL PE. JÚLIO MARIA APÓIA MOVIMENTO “LUTO PELA SAÚDE”

Uma grande mobilização aconteceu dia 02 de dezembro nos hospitais filantrópicos em todo estado de Minas Gerais.

E o de Manhumirim, vestiu a camisa (literalmente!) em protesto contra o Ministério da Saúde que pretende pagar aos atendentes do SUS, em duas parcelas de 50% cada, uma em dezembro e outra em janeiro de 2016, alegando insuficiência orçamentária, gerando riscos de fechamento de muitas instituições.

Por isso, a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos lançou esse movimento “Luto Pela Saúde”, que será uma manifestação pacífica, sem prejudicar aos assistidos, mas vai permanecer por todo o mês de dezembro.

Afinal, um hospital do gabarito do de Manhumirim, muito bem administrado, seguro e altamente prestativo, responsável por mais de 70% do atendimento SUS, precisa sim, demonstrar o luto dos diretores, funcionários e usuários (foto), pelo descaso com as instituições filantrópicas!

 CAMINHÃO DA SORTE DA CEF EM MANHUMIRIM

Além das festas de ano novo, Manhumirim será palco do dia 28 de dezembro a 02 de janeiro, dos sorteios da Caixa Econômica Federal. Loteca, Lotogol, Lotofácil, Federal, Lotomania, Quina, Dupla e Timemania, serão ao vivo da Praça Pe. Júlio Maria, com shows, filmes, distribuição de brindes, atrações infantis e muito mais, de segunda a sábado na grande festa da virada do ano.

A Mega da Virada é feito em São Paulo ou Rio, em estúdio de TV; mas, o sorteio será transmitido por telão ao vivo instalado no centro da cidade.

Segundo o Gerente Regional de Negócios, Sr. Aldenir Barbosa (foto), após enviar emissários junto á prefeita Darci Braga, tudo está certo para uma grande festa, pois na quinta-feira será a Extração Milionária da Loteria Federal de Ano Novo em Manhumirim, onde o representante da Superintendência da Caixa, Aldenir, estará presente em sua terra natal, para esse importante e turístico evento.     

PADRE JÚLIO MARIA DE LOMBAERDE: “MISSÃO CUMPRIDA”

Como fica leve e solta a mente quando se lê, escreve, ouve falar ou se anuncia algo sobre o Servo de Deus, Pe. Júlio Maria de Lombaerde, cujos restos mortais (cinzas) estão sepultados, senão sacralizados num altar da Igreja Matriz do Bom Jesus de Manhumirim.

E continua a fé de que ele vai se tornar santo. Vale lembrar que Beatificar é celebrar em Roma ou fora dela, um ato solene no qual o Papa declara que o servo de Deus pode ser venerado como Bem-aventurado ou Beato...; e Canonizar é a ação pela qual o Papa declara que o bem-aventurado é Santo ao inscrevê-lo no Canon (catálogo) dos santos.

Via de regra são exigidos dois milagres como sinais comprobatórios da santidade do Servo de Deus: um para beatificação e outro para a canonização.

Para isso tem muita gente rezando, relembrando que tem tudo para se tornar santo, pois os passos na terra foram todos cumpridos por ele, como testemunhou Ir. Alice, suas últimas palavras foram: Missão Cumprida!

 

 

BONECA E GATINHO LIONS: A FESTA DO ANO

Com salão repleto de admiradores, pais entusiasmados e criançada fazendo a festa, aconteceu mais uma edição do tradicional Boneca Lions, versão 2015, dia 05 de dezembro, na confortável sede do clube.

E através de um competente corpo de jurados, composto por Amarildo Teixeira, Geni Martins Corrêa, João Rosendo, Juninho Fontoura e Viviana Almeida, foram escolhidos os seguintes vencedores: Boneca Simpatia... Eduarda da Silva Borges e Melhor Traje... Maria Luiza Martins. E os vencedores por votos foram (do 3° para o 1° lugar): Gatinho Lions... Rafael Braga, Eros Borel, Miguel Pereira e Leonardo Bastos Rabelo e Boneca Lions... Marcela Benfica, Leandra Borel e Melissa Costa da Fonseca, a vencedora com 1.877 votos (foto). Uma festa singular, exclusiva e que a todo ano atrai centenas de pessoas.

Todos 21 participantes receberam valiosos prêmios, além do direito de estampar uma linda folhinha/calendário 2016.

Aos vencedores, parabéns.
(foto de Neuci Mapeli)

ELEITA NOVA DIRETORIA DA AMAR PARA BIÊNIO 2016/2017

Na segunda-feira, 07, foi eleita a nova diretoria da Associação Manhumiriense dos Amigos Reunidos, AMAR, na sede da Loja Maçônica. Presentes: prefeita Darci Braga, Secretário de Assistência Social Sérvulo Barbosa, integrantes e voluntários. 

A diretoria para o biênio 2015/2016: presidente Hélio Mendonça (foto 2º E/D), vice Sérvulo Barbosa, o Tá, secretários Geni Martins Corrêa e Flávio Roberto de Souza e tesoureiro Ivomar Morais; Conselho Fiscal: Celso Rodrigues Oliveira, Cleiton Guimarães, Luis Paulo Januario e suplente Delcimar Morais; Conselho Deliberativo: Lúcio Rocha, Elio Rodrigues, Paulo Roberto Corrêa e suplente Julio Maria Heitor. Nas falas, agradecimentos pela oportunidade de continuar o excelente trabalho da diretoria anterior, lembrando que a AMAR administra a eficaz Fazenda Terapêutica.

A posse será no dia 13 de dezembro, na fazenda, para os convidados e familiares dos recuperandos. 
(foto de Viviana Almeida)

PARÓQUIA CELEBRA ABERTURA DO ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA

Na terça-feira, 8, o Papa Francisco abriu o Jubileu extraordinário da Misericórdia, o 29ª Ano Santo vivido na história da Igreja e que vai até dia 20 de dezembro de 2016.

Em Manhumirim, além do Jubileu, celebrou-se a Imaculada Conceição e o dia do Servo de Deus, Padre Júlio Maria de Lombaerde, na Paróquia do Bom Jesus.

Uma bela solenidade na Pça. Getúlio Vargas, realizada pelo Grupo do Terço dos Homens; em seguida procissão até a Igreja conduzindo a imagem da Imaculada Conceição, onde foi celebrada a missa e coroação de Nossa Senhora (foto).

Muito fervor e dedicação de todos e o Pe. Marcos Duarte - SDN, pároco local, ressaltou a importância de participar e se fazer uma reflexão sobre o Ano da Misericórdia na vida de cada um.

Lembrou que toda sexta-feira, a partir do dia 11, haverá missa ás 5h30min e à noite, às 19h30min, ambas na Matriz e ao longo do dia o Santíssimo ficará exposto aos fiéis para Adoração.
(foto de Amarildo “Paradise”)

ANIMAIS SOLTOS: UM PROBLEMA PARA TODOS

A Câmara de Manhumirim promoveu audiência pública para estudar e buscar soluções a respeito de animais soltos nas ruas e estradas, ressaltando que a responsabilidade principal é das prefeituras.

Participaram representantes da prefeitura, vereadores, secretários municipais, vigilâncias ambiental e sanitária, policia militar, ONGs, Codema, médicos veterinários, SOS Animais de Rua, jornalistas, repórteres e voluntários.

Os depoimentos dos participantes mostraram que quando se fala em animais soltos pelas ruas e estradas da cidade, é inevitável falar sobre a defesa deles, já que muitos são maltratados e ficam à mercê do abandono, e também a segurança das pessoas e os riscos para a saúde pública.

Foram destacados, também, os animais maiores como cavalos, burros e bois, um perigo quando soltos, ocasionando acidentes graves já registrados.

A situação é séria e após os debates, foi formada uma comissão para tratar especificamente do problema.

 

 

PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados