jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

 

 

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Gerado Barbosa

PE. JÚLIO MARIA E A “CONTEMPLAÇÃO SOBRENATURAL

 

Nesse processo de beatificação do Servo de Deus Pe. Júlio Maria de Lombaerde começam a surgir com a graça de Deus, as primeiras manifestações de sua “ajuda espiritual” para muitas pessoas. O colunista, fã fervoroso do Fundador, tem pesquisado pessoas e amigos e encontrado relatos de algumas “ajudas” do Servo de Deus."

E pegando um “gancho” no escrito de Pe. Marcos Duarte - SDN, pároco da Igreja do Bom Jesus de Manhumirim, observa-se Pe. Júlio falando da contemplação sobrenatural.

E vale destacar as palavras deste admirável homem de Deus.

“A contemplação não era algo privilegiado para algumas pessoas; ela era um caminho normal e comum a todo ser humano. Todo crente pode chegar ao cume da contemplação, basta exercitar-se.

É como a prática das virtudes. Ninguém nasce virtuoso, mas são os exercícios, a prática do bem que faz o ser humano virtuoso. Na vida espiritual atingimos a contemplação por meio da prática, do hábito de sempre estar com o Senhor em oração”.

È apenas o início de um grande número de artigos para suscitar no povo a oração contemplativa e fazer de Pe. Júlio Maria, (foto) um santo, como todos desejam.

AUTORIDADES BUSCAM SOLUÇÕES PARA CADEIA PÚBLICA

Não só em Manhumirim, mas em todo o Brasil, as cadeias, penitenciárias e presídios são assuntos tratados com muita delicadeza, haja vista a carência do sistema penitenciário nacional. Mas no município, a preocupação foi motivo de busca de soluções.

Assim, o Secretário Adjunto de Defesa Social, Dr. Rodrigo de Melo Teixeira recebeu dia 09 de novembro, em Belo Horizonte, uma comissão de autoridades de Manhumirim querendo ajuda. Juíza de Direito Dra. Elimar Condé, prefeita Darci Braga, Promotor de Justiça, Dr. André Pereira, o competente advogado Luiz Amorim e o Deputado Bráulio Braz, solicitaram soluções mais rápidas da Defesa Social de Minas Gerais com relação às questões que afligem o bom funcionamento da cadeia pública do município.

Na pauta, dentre outros assuntos, foi discutida a superlotação da cadeia, a dificuldade de transferência de detentos para outros presídios, dentre várias outras questões.

Bem atendidos, voltaram convictos de que em breve espaço de tempo todas as dificuldades serão resolvidas, no que dá um conforto para os presos e para a sociedade local.

HOSPITAL PE. JÚLIO MARIA É REFERÊNCIA NA REGIÃO

Com atendimento exemplar, assistência constante e profissionais dedicados, o Hospital Pe. Júlio Maria, administrado pelas sacramentinas, é realmente merecedor de elogios pelos pacientes.

Muitos reclamam por instantes, mas na continuação, observam o que esta entidade faz pelos doentes e como é imediata a atenção para os que lá chegam, a qualquer hora do dia ou da noite.

E recentemente, pela luta e merecimento, foi contemplado com uma verba de quatrocentos mil reais, emenda de um deputado estadual da região, que muito tem olhado por Manhumirim.

Uma verba muito bem vinda para dar sequência aos seus trabalhos, pois todos sabem é um dos bons hospitais da região e passa também por dificuldades devido à inadimplência, resultado dos problemas nacionais, estaduais e até municipais.

Mas, a diretora Irmã Nadir (foto) vai continuar com altivez os belos trabalhos que tem realizado durante esses anos e a assistência será como sempre a mais digna possível, pois todos precisam e todos sabem, que como irmãos, devem viver uns pelos outros.

Nota da Redação - A verba citada foi viabilizada pelo Deputado Estadual João Magalhães do PMDB. Temos por obrigação divulgar o nome de quem faz algo de bom para Manhumirim, pois quem sabe assim os outros deputados fazem o mesmo...

 

 

MANHUMIRIENSE É CAMPEÃO MINEIRO DE BICICROSS

Aconteceu domingo, 15, em Manhuaçu (MG) a última etapa do Campeonato Mineiro de BMX, onde todos os atletas que competiram durante o ano anterior compareceram para a disputa. Foram mais de 150 competidores, representando 19 cidades, com atletas capixabas, cariocas, paulista e claro, os mineiros.

E dentre estes o grande destaque: Kelvin William Buzim de Carvalho, 15 anos, morador do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, aluno da E. M. Dra. Conceição, que se sagrou campeão mineiro da Categoria Speed, se tornando o número 1 do ranking mineiro.

Pouco se falou deste jovem fenômeno que subiu no pódio (foto-C), representando sua cidade de Manhumirim.

E é bom que se diga: treinou em pista improvisada, sem assistência de um profissional, apenas incentivo dos amigos, como Weverson Souza e hoje é um exemplo para outros jovens. Sendo bom, é destaque!

Mas, é preciso apoio da sociedade.

Parabéns, Kelvin.

PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DE PE. JÚLIO MARIA DE LOMBAERDE

Nada mais saudável que falar do Servo de Deus, Pe. Júlio Maria e repetir as palavras da digna sacramentina, Irmã Cacilda Mendes Peixoto.

Ela disse: “Por tudo, demos graças a Deus. Neste momento, esta é a melhor expressão e a que mais sintetiza o que sentimos enquanto Família Julimariana” fazendo depois um belo discurso sobre o início da beatificação do fundador.

E nos tempos atuais tudo está indo bem. Com incentivo de fiéis ardorosos, luta dos sacramentinos, em especial pessoas do naipe de Pe. Heleno Raimundo, vice postulador e de uma incansável Ir. Teresinha Carvalho, o processo tem tudo para dar certo e assim transformar Pe. Júlio Maria de Lombaerde, um Santo de Deus.

E na oportunidade, tem de ser parabenizado um exemplar sacramentino, o Pe. Demerval Alves Botelho, pela sua luta junto ao Pe. Júlio (foto), pelo seu amor com as congregações e lógico, pelo seu aniversário, 92 anos, dia 19 de novembro.  

 

PRESIDENTE DO LIONS É “MULHER-DESTAQUE” NA REGIÃO

Aplaudida em todos os acontecimentos sociais, admirada pela disposição, seguida por fiéis companheiros, assim é a atual presidente do Lions Clube de Manhumirim, Elzy Bastos Rabello. Pela segunda vez, pois a primeira foi com o saudoso Hélio “Jacaré”, Elzy tem total apoio dos filhos nas suas atividades, parceria das noras e genro nas inúmeras campanhas e com isso está se tornando a melhor dirigente de clubes de serviço da região.

Modernizou a ampla sede, (letreiros novos virão), uniu companheiros (as) e domadoras, revitalizou o Leo Club, liderou dezenas de campanhas beneficentes, sendo a próxima, o tradicional evento “Boneca Lions” e muito mais.

E ainda teve tempo de organizar uma grande festa, dia 15, onde se comemorou seu aniversário e da filha Elzyhélia, além do batizado da neta Lavínia (foto), reunindo amigos, autoridades religiosas e civis, pois é também presença/destaque na Igreja, nos movimentos paroquiais, na pastoral do dízimo, entre outros.

A cidade agradece e a apóia, pois ela e o Lions merecem!   

“GRUPO MENINOS E MENINAS” CRIA  PROJETO REVITALIZA MANHUMIRIM

O Grupo Meninas e Meninos de Manhumirim, liderado por Luciléia Araujo, através das redes virtuais, vai desenvolver o Projeto Revitaliza Manhumirim! O objetivo é reunir esses bravos manhumirienses de outras cidades e que amam a sua, para fazer melhorias ambientais no município.

A iniciativa partiu de Patrícia Almeida, (irmã da Viviana, escritora, jornalista, comunicadora, artista plástica, assessora de imprensa da Câmara, etc.) que pretende recuperar nascentes, reflorestar e manter matas ciliares.

O trabalho vai começar em um dos locais de captação de água para Manhumirim, o Córrego da Ventania, perto da Fazenda Terapêutica, numa sugestão e orientação técnica da Emater. E, como no último encontro, vão contar com nomes de pessoas dispostas a colaborar, como de Petronilha, Amarildo, Adriana, Vinicius e José Geraldo (foto), entre centenas de outros, para que tudo dê certo.

 

 

PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados