jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

TELEFONE (33) 3341.1026

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Geraldo Barbosa

  É URGENTE: PRESÍDIO DE MANHUMIRIM NECESSITA DE MELHORIAS

Quarta-feira, 12 de fevereiro , a Comissão de Direitos Humanos, formada pelo seu presidente Ivan Caetano e os vereadores João da Casa Franco e Helinho Mendonça se reuniu na sede do Legislativo com o presidente da Câmara, Dário Veiga, a presidente da APAC, Renata Elisa, o diretor do presídio, Maikel Bruno Nunes e o agente de segurança penitenciária, Thyago Zape.

Os assuntos que motivaram a reunião merecem destaque. De um lado, famílias fazem reclamações por melhorias no tratamento dos detentos, por outro, a situação precária do presídio que precisa de reformas urgentes.

Maikel disse que é preciso conseguir recursos para as obras estruturais urgentes no presídio, não só porque está em condições precárias, mas também para que seja possível desenvolver um trabalho de ressocialização dos detentos e dar condições de trabalho aos profissionais, como sala de aula, laboratório de informática, lavanderia, cozinha, administração, sala para atendimento já que atuam no presídio, profissionais, como advogados, psicólogo, enfermeiro, médico e também uma portaria para atendimento dos familiares.

Merece a atenção da sociedade...

(texto e foto de Viviana Almeida)

 

ÚLTIMA SEMANA DE TRABALHO DA COMISSÃO PROCESSANTE

A Câmara de Vereadores está na fase final dos trabalhos da Comissão Processante - CP, formada após denúncias de irregularidades no governo da prefeita Darci Braga.

E tem prazo para conclusão no dia 23 de fevereiro. Encerrada a fase dos depoimentos finais, incluindo o da prefeita, começa o prazo de cinco dias para que ela apresente suas alegações finais.

Após esse prazo a CP vai elaborar o relatório final, concluindo pelo pedido de cassação ou não por possível crime de responsabilidade.

Uma reunião da Câmara será solicitada pela comissão para que o texto seja lido e os vereadores decidam sobre o acatamento ou não do relatório. 

Depois disso, deverá ser marcado o dia da votação, quando os vereadores podem ter a missão de decidir pela cassação ou não do mandato da prefeita.

Um detalhe importante: para que a cassação aconteça serão necessários dois terços dos votos, ou seja, 8 votos dos 11 que compõem a Câmara.

A população será convidada a comparecer e acompanhar tudo de perto.

(foto da CP/Viviana Almeida: E/D... Helio Mendonça, Ana Paula e Sebastião Tristão)

 

PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

 

MOMENTO SOLENE DA ENTREGA DE CERTIFICADOS

Como não acontecia a mais de vinte anos, foi emocionante a entrega pelas autoridades, dos certificados de reservistas para 120 pessoas. Importantíssimo documento, haja vista ser o comprovante que o cidadão procurou estar à disposição da Pátria e como na cidade não tem Exército ou Tiro de Guerra, ele recebe a dispensa como “reservista”.

E vale dizer que este documento sempre é requerido aos homens que pretendem prestar concursos ou qualquer atividade no serviço público, entre outras necessidades.

E em Manhumirim o evento foi dia 12 de fevereiro no Ginásio Poliesportivo Públio Nolasco, realizado pela 110ª Junta do Serviço Militar de Manhumirim, com a presença de autoridades civis e militares.

Famílias emocionadas quando seus filhos e demais familiares prestaram o juramento à Bandeira Nacional.

(foto de João Rosendo)

 

COLÉGIO SANTA TERESINHA COMPLETOU 84 ANOS

Pouco divulgado, mas de uma importância enorme o aniversário de 84 anos do Colégio Santa Teresinha, fundado em 11 de fevereiro de 1930, por Pe. Júlio Maria de Lombaerde.

Administrado (e muito bem!) pelas freiras sacramentinas, este conceituado estabelecimento de ensino é uma instituição de caráter beneficente, educativo, cultural, de assistência social e promoção humana, que tem por objetivo a Educação Básica, sem fins lucrativos.

Teve como primeira diretora a Madre Maria Beatriz Framback, co-fundadora da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora e as últimas diretoras foram Ir. Assunção, Ir. Gisele, Ir. Jovelina, Ir. Teresinha e atual Ir. Maria do Carmo Lopes. Conhecido mundialmente, o CST é útero gerador de alunos educados e bem formados, além de sempre vitoriosos em concursos e vestibulares.

Em próximas edições ainda deverá ser citado porque é excelente e seus inúmeros valores. Parabéns!

 

 

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados