jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

 

 

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Gerado Barbosa

ENCONTRO DOS AUTORES DAS CAUSAS DOS SANTOS

Realizado no Rio de Janeiro, dias 30 de maio a 01 de junho, mais um Encontro dos Autores das Causas dos Santos no Brasil com o Postulador Dr. Paulo Vilotta.

Pela causa do Servo de Deus, Padre Júlio Maria de Lombaerde participaram: Padre Heleno-SDN (foto-1°E), Irmã Socorro Laurentino-FCIM e Irmã Teresinha-SDN (4ª/D).

O objetivo foi conhecer as Novas Normas sobre a Administração dos Bens das Causas de Beatificação e Canonização promulgadas pela Sé Apostólica.

O grupo participante teve oportunidade de visitar o túmulo dos Servos de Deus, casal Zélia e Jerônimo na Igreja de Nossa Senhora da Glória e Guido Shaffer na Igreja de Nossa Senhora da Paz.

O processo de Beatificação do Servo de Deus, Padre Júlio Maria de Lombaerde segue na sua fase diocesana. 

A equipe responsável espera concluir seus trabalhos em breve quando toda a documentação será encaminhada a Roma. 

Um passo importante é divulgar a figura do Servo de Deus e torná-lo conhecido o mais possível.


MANHUMIRIM PRESENTE NA ORDENAÇÃO DE PE. ANDRÉ

Centenas de amigos e familiares, além dos religiosos sacramentinos de Manhumirim e região prestigiaram uma das mais bonitas cerimônias de ordenação dos últimos tempos.

Foi quando a Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento realizou no sábado, 09, a ordenação sacerdotal do Diácono André da Silva Queiroz, Missionário Sacramentino de Nossa Senhora. A solenidade foi presidida pelo Bispo da Diocese de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, em frente à Igreja Matriz de Alto Jequitibá, onde o sacerdote nasceu na comunidade rural de Bom Jesus da Loanda. Depois de ordenado, Padre André continuará trabalhando em Manhuaçu, onde está a algum tempo na paróquia de São Lourenço.

A primeira missa celebrada pelo neo- sacerdote foi no domingo, dia 10, na Matriz de Alto Jequitibá, recebendo os abraços, cumprimentos e muitos votos de fé e amor nesta nova missão. Que o Senhor o abençoe! (foto: Pe. André-C, colegas sacerdotes e o Superior Geral, Pe. Aureliano-D)


PROERD EM DURANDÉ: FORMATURA DE NOVOS ALUNOS

Na quinta-feira, 07, ocorreu mais uma formatura de alunos atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas/PROERD, em Durandé, referente ao 1º semestre de 2016. Este evento foi organizado pelo comando do destacamento da Polícia Militar de Durandé em parceria com a E. M. Gediel Câmara e a E. E. Quinca Franco.

Formaram-se 29 crianças, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que tiveram dez aulas no período março a julho, ministradas pelo Instrutor, Cabo José Arzúrio Vieira da Silva (foto).

A solenidade teve presença dos pais, professores e autoridades do município.

As aulas ensinam as crianças como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.

Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem não às drogas e à violência. Vale a pena destacar tão brilhante trabalho!


(foto e texto cedido por Carlos Henrique/Portal Caparaó)


LIONS CLUBE E A DIVERSIDADE NAS CAMPANHAS

Na reunião de segunda-feira, 11, o Lions Clube de Manhumirim, recebeu integrantes do Sinistro Moto Clube, visando ações conjuntas em prol de ajudar ao próximo, sem distinção.

O Lions vive para servir, pois até ao final do ano, deverá realizar dezenas de campanhas em beneficio dos mais necessitados.

E o Clube de Motoqueiros citado, que tem como presidente o manhumiriense Dirceu (foto/ao fundo), realiza centenas de campanhas não só a nível municipal, mas também estadual e nacional.

Muito se deve a esse prestativo clube de motoqueiros, que entre outras, realizou o 6º Carnarock, ajuda a APAE/Manhumirim, Canil e DAREI/Manhuaçu, campanha Ajude Minas/Mariana, com toneladas de donativos distribuídos, entre outras.

Muito ainda se vai falar deste grupo, que apesar do nome, só vivem para fazer o bem. 

(foto de Newton Bastos Nei Rabelo)

 

 

 

PERMEBEM É O CAMPEÃO DA 1ª COPA REGIONAL DE FUTSAL

Com brilhantes atuações, o time da Permebem Drogarias sagrou-se campeão da 1ª Copa Regional de Futsal.

Um excelente torneio idealizado pelo ex-atleta Arlindo Fraga, sob patrocínio da prefeitura e comércio local, realizado no Poliesportivo do Isidoro, teve tudo de bom e agradável.

As torcidas, os bons árbitros, o público educado e seleto e as equipes que não faltaram a um jogo sequer.

Vindas de Caratinga, Manhuaçu, Santo Amaro, Lajinha, Espera Feliz, Alto Caparaó, Irupi, Caparaó e de Manhumirim realizaram belos espetáculos. Mas a Permebem foi a melhor em tudo, graças ao incentivo do diretor-presidente Pedro Oscar Benfica, que apresentou grandes atletas; o bom técnico Luciano Leite (foto E), o auxiliar Renilson e os jogadores, Kayke, Irajá, Élvio e Pedro, de Itabira, Xandão de BH, Guerê de Durandé, Romário, Talles e Nicolas de Manhumirim, que deram um show.

E na festa final, dia 16, sábado, distribuição de dezenas de brindes, brinquedos, canetas, bandeiras, bonés, balas e biscoitos e muito mais, mostrando que a equipe campeã soube agradar também aos torcedores.

MARIA DAS GRAÇAS BRANDÃO: MANHUMIRIENSE ASSUME GRS

Em junho assumiu a direção da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, a Assistente Social, Maria das Graças de Lima Brandão, em um momento especial quando a diretora anterior, Cici Magalhães, se afastou para ser pré-candidata a cargo eletivo no município de Manhuaçu. 

A competente Maria das Graças tem um perfil essencialmente técnico e é servidora pública de carreira, pois há 28 anos trabalha na GRS, numa área de extrema importância que é o Núcleo de Regulação.

Existe também o lado político, onde ela desenvolveu com esmerada educação e delicadeza suas articulações, agradando a unanimidade dos gestores.

Os servidores já a respeitavam como pessoa e coordenadora eficiente que sempre foi e agora com mais admiração, por saberem que a líder é alguém que já foi colega, servidora dedicada e que contribuirá consideravelmente para a construção do Sistema Único de Saúde.

E mais, mora em Manhumirim!

Parabéns!


(foto e dados de Andressa Aguiar)
                                                                                         

                  
LOJA MAÇÔNICA COMEMORA 95 ANOS DE FUNDAÇÃO

A Loja Maçônica Propter Humanitatem comemorou os 95 anos de fundação e serviços prestados à sociedade de Manhumirim e região, dia 14 de julho.

Excelente trabalho realizou participando em campanhas e outras conquistas na economia e no desenvolvimento do município. Integrantes da Loja, autoridades e membros da Maçonaria regional, presentes como o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil-MG Eduardo Teixeira de Rezende. Bondade e caridade são objetivos que vêm sendo colocados em prática por seus membros nas mais variadas formas.

Atualmente se faz representar em vários setores da sociedade, entre eles a APAE e a AMAR, onde vários maçons trabalham de forma colaborativa no auxílio aos projetos desenvolvidos por estas instituições.
           
FISIOTERAPIA DIPLOMA NAYARA TAVARES

 

Amigos e familiares se deslocaram para Caratinga (MG), dia 15 de julho, para homenagens e colação de grau em Fisioterapia da futura doutora: Nayara Tavares de Melo.

Merecidamente, pois se trata de uma jovem inteligente, perseverante e estudiosa, que com luta e sacrifício, conseguiu tão nobre objetivo, ainda com prosseguimento na especialização em Respiração Intensiva.

Nayara é filha de Laert Tavares e Enedina Flaviana de Melo, tendo estudado na E.E. Alfredo Lima, E. M. Dra. Conceição e graças aos seus esforços já havia conseguido passar no vestibular de Psicologia e no de Direito.

Optou pela Fisioterapia e agora formada, já tem proposta de trabalho no Centro de Fisioterapia de Caratinga, onde dali vai galgar muitos degraus ainda, pois o Senhor a está abençoando.  

 
(foto E/D: Laert, Nayara, Enedina, Patrícia/irmã e Rogério/cunhado)

 

PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

 

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados