jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

 

 

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Gerado Barbosa

ACADEMIA MANHUMIRIENSE DE LETRAS: ZILAH CHAVES CORRÊA

Coincidindo com o aniversário de Manhumirim e fechando com “chave de ouro”, a última dos “imortais” da AML a ser apresentada (ordem alfabética!) é Zilah Chaves Corrêa. Uma das mais queridas da cidade, Zilah é filha de Othon Chaves e Dona Zica, casada com o saudoso Paulinho Corrêa, cinco filhos, Preston Mayer, Ana Luiza, Paulo Augusto, Luis Fernando e Mírian Lúcia, nove netos e dois bisnetos. Mas, a artista e professora Zilah, escreveu várias peças infantis, fez exposições de suas ricas pinturas em quadros e tecidos, de bonecas típicas dos países, de trabalhos manuais no Rotary, do qual foi presidente da Casa da Amizade, autora do livro “Ecos de Amor”, lecionou piano por doze anos etc. etc. Mas, Zilah, bondosa e caridosa, como toda a família, há 38 anos confecciona bonecas e brinquedos para o Natal dos pobres, fundou a Banda de Música Irmã Cecília, participou ativamente das Escolas de Samba Pingüim e Dona Zica e há 50 anos faz e ajuda na festa de Santo Antonio, no Abrigo. Uma dama da sociedade, uma artista sem igual e que a toda hora, está pronta para elevar o nome de Manhumirim.  

 

MUNICÍPIO FESTEJA 94 ANOS COM BELA PROGRAMAÇÃO

Uma semana para festejar o aniversário do município, foi o que elaborou o governo municipal, agradando a todos.

Na terça-feira, 13, Exposição de Fotos dos Bairros e Prêmio Medalha Jorge Caetano dos Santos; dia 14, Palestras nas Escolas (foto) e lançamento do projeto Segundo Tempo; dia 15, Quinta Cultural com show no Mercado Coisas da Terra; dia 16, sexta, aniversário, com desfile temático, “Lendas e Histórias dos Bairros, missa no Santuário Bom Jesus e Show no Calçadão; e sábado, 17, Zumbão, na Praça Padre Júlio Maria, jogo amistoso entre ex-atletas do Flamengo (RJ) e Veteranos de Manhumirim, no Estádio João Miguel, com entrada franca e a sensacional cerimônia de abertura do 2º Concurso de Comida de Boteco, no Calçadão.

O povo, rico ou pobre, jovem ou idoso, teve como participar com alegria das festividades.

Parabéns...


(foto-C: palestra na E. M. Narciso Rabelo, por Nilda Nolasco e José Geraldo)

 

 

 

   MANHUMIRIM RELIGIOSO, ABENÇOADO POR DEUS

O município muito fervoroso ao amar a Deus, ao se dedicar às religiões, com os fiéis sempre participando ativamente das celebrações em suas igrejas e templos. Maioria absoluta de católicos, dezenas de templos evangélicos, casas e templos de oração espírita e outros dedicados ao espiritismo, mas convivendo bem, com respeito, cada um com sua fé e sua doutrina. Poucos são os manhumirienses que não são membros de uma igreja; poucos são ou quase nenhum se diz agnóstico e não crer em Deus. Por isto e muito mais, Manhumirim é uma terra privilegiada, pronta e ansiosa para festejar um santo, o Servo de Deus Padre Júlio Maria De Lombaerde. Para isso, seus fiéis católicos, participam diariamente das missas no santuário, nas novenas dos bairros, nas celebrações das comunidades, nos grupos de reflexão, movimentos paroquiais e com muito amor, festejam o maior e melhor e mais participativo evento religioso da região: o Jubileu do Bom Jesus! (foto)

MEDALHA JORGE CAETANO DOS SANTOS

 

Na semana de aniversário da cidade, aconteceu a cerimônia de entrega da Medalha “Jorge Caetano dos Santos”, com o objetivo de homenagear alguns cidadãos (ãs) que atuaram em seus bairros, sendo destaques e exemplos para os demais. Imortalizando o saudoso ex-prefeito Jorge, um homem de caráter humano, social e administrativo no município. São eles: Adenilson de Souza Freitas, Antônio Cândido de Oliveira, Benisio Moreira de Melo, Carmem Lima Gomes, Cecília Rosa (foto-C), Élio Rodrigues de Oliveira, Eromyr Mendes Ruiz, Evilácio Emerick, Jessé Augusto de Faria, Irineu Donizete Fernandes Cesar, José de Oliveira, Maria José Albuquerque Brant, Maria Vitalina Dias, Maria Eva Piqueiro Germano, Marly de Souza Xavier, Nilton Santana e Rita de Cássia Bastos Lopes.

    

 

 

PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

 

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados