jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

TELEFONE (33) 3341.1026

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Geraldo Barbosa

CAPS E A GRANDE FESTA DE NATAL

Nessa terça-feira, 17, a conteceu no Poliesportivo Públio Nolasco a confraternização de fim de ano pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial de Manhumirim, o CAPS I. Almoço, mesa decorada com frutas, árvore, presentes e música proporcionaram socialização e diversão para os pacientes, convidados e familiares. Presentes os amigos, simpatizantes e alguns vereadores. E a atenção maior foi para a dedicação da equipe, os detalhes da decoração e a alegria dos pacientes. A equipe do CAPS, cuja coordenadora é Zaira Campos, tem um trabalho consolidado obtendo bons resultados no tratamento de pacientes. Na festa eles cantaram, dançaram, interagiram e praticaram o convívio social. A equipe é pequena diante de uma demanda tão grande, mas conta com psiquiatra, psicóloga, enfermeiro e terapeuta ocupacional, entre outros. Para melhorar, o Centro precisa de um terreno e construção de uma sede mais ampla, adequada às necessidades dos atendimentos.

(foto de Viviana Almeida: equipe atual)

 

MANHUMIRIM ASSINA CONVÊNIO PARA CONSTRUÇÃO DA APAC

Nessa segunda-feira, 16, o vice-prefeito, alguns vereadores e a diretoria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados/APAC de Manhumirim, foram à Belo Horizonte para o momento da assinatura do termo de cooperação técnica celebrado entre o Tribunal de Justiça e o Governo de Minas. 

A presidente da APAC, Renata Elisa Portes e sua comitiva, ficaram realizados, pois a verba de dois milhões, trezentos e dezessete mil reais será depositada em breve.

Após seis anos, com a documentação pronta, terreno comprado e sociedade mobilizada pela causa da recuperação de detentos, a construção do Centro de Reintegração Social em Manhumirim significa a realização de uma meta que terá 80 vagas para o município e que se encaixa na proposta da APAC.

A cerimônia foi presidida pelo governador de Minas, Antonio Anastasia e presentes várias autoridades estaduais e de entidades, além de secretários do governo e a participação sempre querida do deputado estadual Tiago Ulisses que teve um papel fundamental para que Manhumirim fizesse parte das oito cidades contempladas ainda em 2013.

(foto de Viviana Almeida E/D: Renata, Tiago, Anastasia e Jésus, vice-prefeito)

 

 

PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

 

ENCONTRO DE FAMÍLIA COM ESCRITORES

Na oportunidade de um grande evento em Belo Horizonte nesse mês de dezembro, a premiada escritora Cler de Veloix, nome artístico da manhumiriense Célia Barbosa Rodrigues, reuniu suas quatro irmãs, também dedicadas ao meio literário e o conterrâneo/colunista José Geraldo Barbosa, (Jornal Tribuna do Leste, Manhuaçu-MG) para um papo bem informal sobre o que acontece na terra querida, Manhumirim.

Muitas metas traçadas para o ano de 2014, várias idéias de consagrar nomes da arte/literatura manhumiriense, entre eles, Francisco Goyas, Lili, Pe. Demerval, João Rosendo, entre muitos outros, haja vista a cidade ser rica em pessoas prendadas que elevam seu nome pelo mundo afora.

Valeu o encontro, onde no primeiro mês de 2014 já se reunirão outra vez para objetivos mais detalhados!

(foto E/D: Selma, Célia, Conceição, Goreti e Celeste, com o colunista)

 

DOM EMANUEL ANUNCIA: MARTINS SOARES E DURANDÉ SERÃO PARÓQUIAS

Em dezembro, o bispo diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, depois de uma série de estudos das viabilidades pastorais, anunciou a criação das paróquias de Durandé, Martins Soares e Orizânia para o mês de janeiro de 2014.  

A paróquia de Durandé terá São Sebastião como padroeiro e em Martins Soares a padroeira será Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Estas duas estão sendo desmembradas da paróquia Senhor Bom Jesus, de Manhumirim e serão criadas dia 5 de janeiro. Padre Joaquim Calais, de Caratinga, será o primeiro administrador paroquial das duas paróquias e terá a colaboração do diácono Raniel Carlos. 

“Ainda em 2014 teremos, se Deus quiser, um administrador em Durandé e outro em Martins Soares”, esclareceu o bispo. “O que queremos mesmo é que o santo povo de Deus seja bem cuidado, ou seja, a razão mesmo é o zelo pastoral”, conclui dom Emanuel.

Mas, Manhumirim continuará com os sacramentinos...

(fotos: Dom Emanuel e as capelas/paróquias)

 

 

 

 

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados