jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

 

 

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Gerado Barbosa

VILMA MATIAS E SÉRGIO D’ALESSANDRO NA CONFERÊNCIA DA AGRICULTURA

Por ocasião da II Conferência da Agricultura do Colégio América de Manhuaçu (MG), uma interessante palestra reuniu dois nomes de pessoas destacáveis em suas atividades: Vilma Matias e Sérgio D’Alessandro (foto).

Vilma, entre outros títulos, certificados e atividades, hoje é Coordenadora do Curso Técnico em Agricultura do educandário e atual mestre das disciplinas de Políticas Públicas para o Agronegócio e Legislação Agrária e Ambiental, do Curso de Agronegócio do Senar/MG; Sérgio é engenheiro agrônomo, Consultor da Illy Café, Classificador e Degustador de Cafés pelo MAPA, Consultor do SEBRAE, etc. etc., que ministrou seus conhecimentos aos bons alunos do 3° Período de Agricultura, com o tema, “Boas Práticas de Colheita e Pós-Colheita para Obtenção de Cafés Especiais”.

Duas personalidades que amam suas cidades, Manhuaçu e Manhumirim e demonstram em excelentes encontros educativos.    

LIONS CLUBE EM MISSA COMEMORATIVA DE ANIVERSÁRIO

Domingo, 09, missa das 19h30min, Santuário do Bom Jesus, aconteceu participativa celebração do aniversário do Lions Clube de Manhumirim, que completou 42 anos de bons serviços prestados. Fundado em 1974, pelo competente advogado Dr. Francisco Goiás Filho, seu primeiro presidente, o Lions até hoje só deu alegria ao povo em geral e em especial aos mais necessitados, pelas contínuas e excelentes campanhas beneficentes que realiza.

Suas reuniões são na bela sede própria, toda segunda-feira, onde os quase trinta companheiros (as), capitaneados pela querida presidente Elzi Bastos Rabelo, traçam seus planos de como fazer o próximo feliz.

Por isso e por muito mais que, com uma bela homenagem pelo celebrante Pe. Edmilson-SDN, alguns sócios, gatinhos e membros do Leo Clube, fizeram questão de agradecer ao Senhor por tudo de bom, pois no Lions, o amor não tem limites... para servir!

E novembro tem outra campanha: Boneca Lions!


(foto de Jéssica Borel)

MANHUMIRIM ELEGE DOIS JOVENS ADMINISTRADORES

Para governar o município durante os próximos anos, a partir de 1º de janeiro, o povo aderiu ao slogan “dê oportunidade ao novo” e elegeu os dois mais jovens prefeito e vice: Luciano Machado e Carlos Alberto Gonçalves.

Com carreiras promissoras de diretor de escola estadual e secretário de obras do governo municipal, Luciano e Betão deixaram tudo e se dedicaram à política, para assim serem os próximos governantes de Manhumirim.

Muito se espera deles, haja vista suas capacidades de realizar quer seja em educação, obras, união de comunidades, etc.

Por isto e muito mais que, estes dois jovens, vizinhos no bairro do Isidoro, católicos fervorosos e praticantes, juntamente com as esposas Kátia e Mônica e seus filhos, apoiados por uma legião de amigos e simpatizantes, terão tudo para fazer de Manhumirim uma cidade cada vez melhor.

E todos acreditam nisto!      

ANIVERSÁRIO DE FRÁTER MATHEUS GARBAZZA

Destaque para o jovem sacramentino, merecedor da admiração e respeito do povo de Manhumirim, o Fráter Matheus Roberto Garbazza de Andrade, que com pouco tempo de cidade, já mostrou ser um dos grandes conhecedores da vida sacramentina e do fundador, Pe. Júlio Maria.

Palestrante (foto), divulgador das obras do fundador, mestre de jovens aprendizes em liturgia, presença ativa e atuante nas grandes celebrações da paróquia, Matheus recebeu homenagens e abraços pelo seu aniversário, dia 13 de outubro.

E seus irmãos sacramentinos querem sempre que continue tão culto e conhecedor das obras do evangelho, para engrandecimento do seminário, da Igreja e de toda cidade.

Parabéns!

CELEBRAÇÃO NA COMUNIDADE: DESTAQUE NO DIA DA PADROEIRA

Emocionante, inovadora e altamente participativa foi a missa celebrada na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Vila Verde, em Manhumirim, dia 12.

Com participação de membros das várias comunidades paroquiais, o encontro teve uma conotação diferente, pois todos os hinos foram cantados com ritmos de músicas sertanejas. Letras muito bem adaptadas, trajes típicos (foto), coral afinado e encontro dos melhores instrumentistas e cantores de comunidades, o povo só pôde agradecer e bater palmas a Jesus, com olhos cheios de lágrimas, pela linda celebração.

E tudo muito bem conduzido pelo celebrante, pároco, Pe. Marcos-SDN, que presenteou a todos com suas bem colocadas palavras, para o povo e igreja orantes, com bênçãos da Padroeira, Mãe Aparecida, que certamente realizou um milagre naquele momento.

Com certeza!

MULHERES É MAIORIA NO CURSO DE ROÇADEIRAS

Tendo muito interesse em conquistar lugar ao sol em cursos geralmente para homens, uma das participantes, Sônia, convidou uma turma de dez participantes e reunidos, com apoio do Sindicato Rural de Manhumirim, realizaram um completo Curso Para Manejo de Roçadeiras.

O evento foi realizado no município de Durandé, sendo que dos dez participantes, sete eram mulheres (foto). Algumas já atuavam com derriçadeiras na colheita, mas agora, graças ao instrutor Rudson Cúrcio, fizeram um curso completo sobre este instrumento de grande valia no meio rural.

Graças ao material disponibilizado pela prefeitura local, foi um sucesso o encontro, em que mais uma vez, brilhou a iniciativa do instrutor Rudson e a presente e sempre bem vinda parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim, que tem como presidente o Sr. Isaac Malta Jr. 

MEMORÁVEL COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

Com uma participação de mais de cinco mil jovens de toda região, foi realizado domingo, em Alto Jequitibá (MG), a celebração do  Dia Nacional da Juventude 2016, pela Forania de Manhuaçu. Acredita-se que a cidade nunca viu tanta alegria junta, tanta jovialidade para dar e vender, com intensa participação nas atividades programadas para louvar e agradecer ao Senhor.

E fizeram muito bem! Um exemplo para todo o Brasil.

O lema foi “Juventude e Nossa Casa Comum”, inspirado nas reflexões da Campanha da Fraternidade.

A partir da concentração das caravanas, os jovens saíram em caminhada até o Poliesportivo onde foi realizada a programação principal.

Além dos momentos de louvor e reflexão, a programação terminou com a Santa Missa e show com o Ministério Effata. Participação dos sacramentinos, comunicadores da FBJ e animadores (foto) este foi o maior encontro de jovens de todos os tempos na região!

Abençoado por Deus...

SUPERIOR GERAL VISITA COMUNIDADES NA ÁFRICA

O Servo de Deus, Padre Júlio Maria, se tornando um santo, vai abençoar ainda mais, suas congregações, seguidoras do ideal de bem servir.

E em especial, quando se deslocam para tão longe, como em Luanda, no Continente Africano, onde já se encontram os sacramentinos Pe. Renato e Pe. Odésio, este que substituiu o pioneiro, Pe. João Lúcio, que trabalhou entre aqueles pobres.

E agora, em visita pastoral, o silencioso em suas manifestações, humilde em suas decisões, cumpridor de suas atribuições, Superior Geral, Pe. Aureliano de Souza Lima, foi até lá conhecer a realidade daquele povo sofredor, mas alegre, pobre, mas participativo, que muito emociona os padres que lá se encontram.

E Pe. Aureliano teve oportunidade de rezar com eles, de abraçá-los e tomar refeições juntos, naquela simplicidade e determinação que tanto enobrecem os sacramentinos de Nossa Senhora.

Os fiéis de Manhumirim se sentem orgulhosos pelo belo trabalho deles... 

 

PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

 

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados