jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

 

 

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Gerado Barbosa

VEM AÍ O “VIII CONGRESSO DE EDUCADORES SACRAMENTINOS”

Com o tema “Tecer redes, construir pontes - ressignificando a vida e a arte de educar”, será realizado de 04 a 06 de junho no Colégio Santa Teresinha, o VIII Congresso de Educadores Sacramentinos.

E em nome da equipe organizadora, a Irmã Maria do Carmo Lopes, diretora do estabelecimento anfitrião, que vai receber as outras três Escolas da Rede Sacramentina, escreveu: “Somos Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora! Nascemos em Manhumirim, MG, em 24/12/1929...

O Fundador da Congregação, Pe. Júlio Maria, homem de oração e grande missionário, deixou-nos como herança seu carisma Eucarístico Mariano... Madre Beatriz Frambach, Co-fundadora, foi uma referência marcante na Congregação que nascia...

Dela herdamos o amor à Educação.

Atuamos em atividades pastorais, áreas missionárias (Angola e Amazonas), e na Educação...

Congresso é momento de tecer, construir, dialogar e criar novas propostas e utopias capazes de despertar desejos, alimentar sonhos, compartilhar significados”.

 

MANHUMIRIM E O “PROJETO DE RECUPERAÇÃO DAS NASCENTES

Há pouco tempo atrás, manhumirienses se orgulhavam de morar em uma região com água em abundância, de muitas nascentes.

Mas a diminuição do volume alertou autoridades e para se ter uma idéia as fontes estão minguando e já até secaram.

Então, representantes da Prefeitura, Câmara, Emater, SAAE e Codema visitaram o Instituto Terra, em Aimorés e voltaram satisfeitos com exposição de Camila Alves, uma das coordenadoras/palestrantes, que descreveu as atividades do Instituto.

A comitiva de Manhumirim (foto) levou um projeto de proteção e recuperação de nascentes d’água, feito pela Prefeitura em parceria com a Emater. 

E esta visita serviu para orientar e dar apoio a novos projetos ambientais, fornecer mudas para reflorestamentos e promover educação ambiental.

Bela iniciativa em se preocupar com a fonte da vida: a água!
 

 

MANHUMIRIM NO ENCONTRO DIOCESANO DO “TERÇO DOS HOMENS”

Com o tema: “Discípulos Missionários, somos todos luz do mundo” e o lema “Lâmpada que arde e ilumina” vai acontecer dia 31 de maio, domingo, um dos melhores eventos religiosos da região: o IV Encontro Diocesano do Terço dos Homens, em Santa Margarida.

Com a presença de Dom Gil Antonio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora e Dom Emanuel Messias, Bispo Diocesano de Caratinga, o encontro tem tudo para ser de muito sucesso e vitórias.

E vale destacar os 100 anos da Diocese de Caratinga e a proximidade dos 150 anos da Paróquia de Santa Margarida de Antioquia (foto).

E o Grupo Nossa Senhora de Nazaré, de Manhumirim, pretende levar dezenas de participantes, que deverão preencher dois ônibus, para juntos louvar a Deus, de mãos dadas com irmãos de outras cidades da diocese.

Que o Senhor abençoe a todos!

 

DESTAQUE PARA A IV CONFERÊNCIA DO CMDCA

Com expressiva participação de adolescentes e jovens, inclusive usuários de drogas, além de representantes de diversos segmentos sociais, foi realizada dia 15 a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente em Manhumirim. Palestras, apresentações estudantis, debates de eixos temáticos e eleição de delegados para a Conferência Regional marcaram a programação do evento.

Com a presença da prefeita, presidentes de conselhos, secretários municipais, militares, religiosos e conselheiros tutelares o sucesso foi total.

A iniciativa tomada pelo CMDCA e a Secretaria de Ação Social foi acompanhada atentamente pelos participantes, em um positivo momento de reflexão, debates e propostas para o fortalecimento das ações em defesa dos menores.

 

 

 

 

PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

 

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados