jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

 

 

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Gerado Barbosa

DIACONISA NILDA NOLASCO FELIZ COM AS CINCO GERAÇÕES

 

Poucas pessoas têm o privilégio de chegar altiva, disposta e feliz como Dona Nilda de Paula Nolasco, 83, agora tataravó, com filhos, netos, bisnetos e tataranetos saudáveis (foto).

Além de conhecer todas as capitais e dezenas de cidades do Brasil, já visitou doze países, Dª Nilda ainda atua brilhantemente em Manhumirim como pessoa ativa e carismática, amiga e conselheira, prestativa e acolhedora.

Assim, se tornou presidente da entidade evangélica, MCA – Mulher Cristã em Ação, sendo uma fiel Diaconisa, depois de conduzir a Casa da Amizade do Rotary Club Manhumirim/Alto Jequitibá, por 11 gestões.

Animada e orante, pretende na próxima edição da Festa da Poesia, lançar um livro contando a vida e dedicação de uma pessoa que saberá falar de seu Brasil, sua cidade e dos vários países que visitou.

Tudo em nome e graças de Jesus. Parabéns! 
(foto D/E: Nilda, Eliane, Virgília, Sabrina, João Lucas e Alyce)

 

MADALENA COUTINHO LAMY: DE FAXINEIRA A MÉDICA

 

Destaque todo especial para a Dra. Madalena, que num exemplo de esforço, dedicação e um objetivo de que “nada pode impedir quem está decidido a realizar um sonho” conseguiu a duras penas se tornar uma competente médica.

Dra Madalena Coutinho Lamy, 33, de família humilde da Comunidade Rio Claro, divisa de Iúna (ES) com Manhumirim, fez faxinas e vendeu doces para fazer faculdade de Medicina e hoje já presta relevantes serviços em Durandé (MG).

Para concluir seu sonho de ser médica, Madalena recebeu apoio de diversas maneiras, em forma de incentivo, carinho, estímulo e também, apoio material.

É a força de vontade e o amor à profissão que fizeram desta jovem uma personificação da perseverança, que ela aconselha a todos a não deixar as oportunidades, pois com esforço e a proteção do Senhor, tudo é possível.

E ela será ainda notícia nesta página...

 

ABENÇOADO III ENCONTRO DA FAMÍLIA PORCARO

 

O III Encontro da Família Porcaro, descendentes de Rocco e Rosina, aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro. No sábado,encontro informal na Capela De São Roque, onde a bisneta Lucy, contou a história do fundador daquela igreja; após, confraternização no Calçadão. Compareceram familiares de todos os 11 filhos de Rocco e Rosina (Roque e Rosa/foto). No domingo na Chácara Monte Verde, almoço, lanche da tarde e jantar. Muita música, alegria. Foram homenageados: Eva Porcaro, 93, única ainda viva dos filhos de Rocco, Afra Porcaro Nunes filha de Vicente Porcaro e Olinda Nunes Porcaro...D. Titina como neta mais velha, 90 anos e Francisco Carlos Porcaro, como neto mais novo.

Foram feitos painéis com fotos da família de cada filho de Rocco e Rosina... com muito amor!  

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FAZ TRABALHO EDUCATIVO

 

O Setor de Fiscalização da VISA – Manhumirim, atendendo a ordens da Estadual, vem realizando belo trabalho educativo junto aos profissionais de beleza, visando à saúde dos clientes. Esclarece à população os cuidados redobrados que se deve ter nas manicures, cabeleireiros, esteticistas e outros para a qualificação no exercício da função. Sem os devidos cuidados, danos podem ocorrer, como hepatite, HIV, micoses, escabioses, etc.. Segundo a Diretora Municipal de Saúde, Andrina do Amaral, a população deve fazer sua parte e evitar freqüentar salões inadequados e sem documentação, ou sem alvará sanitário, não se iludindo com preços baixos, pois o custo da saúde pode ser muito maior! A Vigilância se coloca à disposição dos clientes e dos profissionais qualificados.
(foto E/D: Gisele, Enilma e Andrina)

 

 

 

CAPS REALIZA “PROJETO CONCEITO DE FAMÍLIA”

Pessoas que anteriormente viviam enclausuradas em hospitais psiquiátricos, agora podem conviver em sociedade e ainda contar com um tratamento mais próximo de seus familiares. Com essa proposta, o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial tem tido grandes avanços no país, especialmente em Manhumirim. Sob a coordenação da Assistente Social Geisa Santos (foto), está em andamento o Projeto Conceito de Família, envolvendo usuários e seus entes queridos em importante trabalho de aproximação e convivência.

São atendidos em média 160 assistidos, com oficinas e diversas atividades desenvolvidas por uma equipe de profissionais, altamente capacitada.

Na sexta-feira, 16, foi realizada junto a eles instruções e trabalhos para prevenir o aparecimento do câncer de mama, na Campanha Outubro Rosa, acompanhada pela prefeita Darci Braga.

 

“MARCHA PARA JESUS” ACONTECE NO DIA DO EVANGÉLICO

Um evento que será realizado pela AME-Associação Manhumiriense Evangélica, convoca todas as igrejas de Manhumirim para no dia 31 de outubro, dia do evangélico, realizar a Primeira Marcha Para Jesus no município.

O propósito, segundo o presidente da associação, Ev. Ricardo Loureiro (foto) é orar juntos em prol da cidade e região. Um grande evento que deverá seguir a programação: 10 horas...

Grande Carreata, 15 horas Concentração no trevo de entrada da cidade, 19 horas Cruzada Evangelística na Praça Pe. Júlio Maria. Participações: cantor e pregador Hercules Gomes, de Iúna-ES vêm Mateus e Mateus Junior e outros ministérios de louvor locais. Vale a pena participar. 

MANHUMIRIM NA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

- Com o tema “Consolidar o SUAS De Vez Rumo a 2016”, aconteceu no município de Muriaé, a Conferência      Regional de Assistência Social. Na oportunidade foram eleitos quatro delegados de Manhumirim para a conferência estadual que acontecerá no final de outubro em Belo Horizonte.

Foram eles: Presidente do CMAS Rosileine Fontoura, Conselheiro e Secretário de Assistência Social Sérvulo Barbosa Ferraz, representantes da entidade CREAS Jorge Luiz da Silva e a psicóloga Kilza Horsth da Fonseca e de Alto Jequitibá, a secretária de assistência social Andreza Maroni.

Evento bastante concorrido, valendo ressaltar que, pela primeira vez Manhumirim foi representado por um número tão expressivo de delegados.

Muitas novidades se esperam da estadual.


(foto E/D: Kilza, Rosileine, Sérvulo, Andressa e Jorge)

 

COLÉGIO SACRAMENTINO NA CAMPANHA EDUCATIVA DO TRÂNSITO


O Colégio Santa Teresinha de Manhumirim realizou recentemente uma campanha educativa para o trânsito em parceria com a Polícia Militar.

Várias noções sobre o assunto foram passadas para as crianças dentro do educandário e também a prática na rua ensinando a garotada como atravessar uma faixa de pedestre.

A iniciativa da professora Mirian Carvalho contou com o apoio da PM local através do Soldado Jader que passou todas as instruções para as crianças (foto).

Mais um destaque deste conceituado estabelecimento de ensino, sempre preocupado com seus alunos, pois uma campanha educativa é sempre aproveitável em todos os sentidos, principalmente quando se trata de crianças, que crescerão preparadas para a vida em sociedade.

Parabéns!

 

 

PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados