jornalbocadopovo.com - MANHUMIRIM (MG) - Direção João Rosendo - JOSÉ GERALDO BARBOSA
 

 

 

 
 
             
I
 

MANHUMIRIM EM DESTAQUE

 Por José Gerado Barbosa

INSTITUTO DOS MISSIONÁRIOS SACRAMENTINOS ENTREGA CERTIFICADOS

Numa bela solenidade realizada dia 21de junho, no Auditório Pe. Demerval Alves Botelho aconteceu a entrega de certificados aos 33 participantes dos cursos de Corte e Costura, Pintura em Tecido e Informática, promovida pelo Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora.

Aproximadamente 100 pessoas estiveram presentes prestigiando este singular evento, que contou com apresentação musical do Coral da Terceira Idade-Projeto Vida. No final aconteceu uma confraternização entre os participantes.

As atividades sociais desenvolvidas pelo Instituto têm por finalidade promover a qualificação profissional e o fortalecimento dos vínculos.

Novas inscrições já estão abertas para quem desejar participar dos cursos acima citado. É preciso se inteirar e procurar o mais rápido possível os interessantes cursos, todos gratuitos, do IMSNS.


(foto: formandas com Júlio Cesar, Coordenador dos Projetos Sociais e Pe. Aureliano-SDN, Superior Geral da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora)

 

MANHUMIRIM É CAMPEÃO DA 11ª COPINHA SANTA CLARA DE FUTSAL

Com espetacular campanha, vencedores de todos os jogos, dirigidos pelo treinador Crystian Lobo e o assistente técnico Ite, a equipe de Manhumirim foi a grande campeã da 11ª Copinha Santa Clara de Futsal Pré-Mirim, dia 18 de junho, na cidade de Manhuaçu (MG). Merecem aplausos esses competentes vencedores que não mediram esforços para treinar, lutar e se entregar ao esporte, sem nenhuma falta aos estudos, pois são excelentes alunos, com reconhecimento da sociedade e dos colégios que os mantém, além de belo exemplo para os atletas de maior idade. Estão de parabéns mesmo, os pais, os dirigentes e os campeões Davi, Gabriel Lopes, Gabriel de Paula, Riquelme, Ícaro, Heytor, Augusto, Mateus, Lucas, Cauã e Carlos, que não só nesse evento, mas em todos que aparecem, estão fazendo bonito e representando muito bem a cidade de Manhumirim.
(foto/Alessandra Brandão E/D: Everaldo (Santa Clara), Crystian, Ite/ heróis e os troféus)

IRMÃS SACRAMENTINAS E A BEATIFICAÇÃO DE PADRE JÚLIO MARIA

É com muita fé que as Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora estão se empenhando para a grande conquista: Beatificação do Servo de Deus, Pe. Júlio Maria de Lombaerde.

Entre muitas atividades, estiveram no Rio de Janeiro/Centro de Estudos do Sumaré, com temas sobre a Causa dos Santos, promovido pelo postulador Paulo Vilotta.

Muito animadas nesta causa, realizam reuniões e já emitiram Boletins 01 e 02 “Amor e Sacrifício-Nos Passos do Fundador” sobre a beatificação, mostrando que não está longe de se encerrar a fase diocesana onde toda documentação será enviada para Roma.

Ao todo serão quatro boletins que devem ser distribuídos entre os ardorosos amigos do sacerdote, pois é um interessante material, assim como outros, de Orações e Novenas, que serão amplamente divulgados.

Parabéns a todas elas, em especial Irmã Teresinha de Oliveira, uma das líderes da Equipe de Beatificação (foto C, assentada, com material nas mãos).

ROTARY CLUB REALIZA “PRIMEIRO CAFÉ COLONIAL”

Noite bela, lindos adolescentes em desfile, muito chique a realização do I Café Colonial do Rotary Club Manhumirim/Alto Jequitibá, dia 18 de junho. Um acontecimento social que há muito não se via, haja vista a exposição da cultura local, desfile de modas (foto), degustação e aprendizagem no manejo deste produto altamente apreciado no Brasil. A renda foi destinada para ação social da ASR “Associação das Senhoras de Rotarianos” (Casa da Amizade) em parceria com o Rotary.

O evento teve participação do barista Eduardo (Kaffa- “A verdade do café”); Café Hott Assessórios, Omega Relojoaria, Molecada Modas, Mais Você Modas, Jeito de Ser Modas e Óticas Veja.

O Café Colonial foi um evento social de aproximação com a sociedade local formando parceria para um fim humanitário.

 

 

TURMA DE AGRONEGÓCIO VISITA PROPRIEDADES-MODELO

Fazendo parte do currículo do interessantíssimo Curso de Técnico em Agronegócio, que acontece em Manhuaçu, os alunos da Turma I/2016, visitaram propriedades como aprendizagem das disciplinas Técnicas de Produção Vegetal e Administração Rural. No sábado, 25, acompanhados da professora/instrutora Dra. Sirlei Renata, foram conhecer todo o desenvolvimento de um viveiro de mudas de café, pertencente ao engenheiro-agrônomo Dr. Antonio Carlos, o Toninho.

Muito proveitosa sua explanação sobre o assunto que domina muito bem, deixando os formandos bem esclarecidos.

Depois, em sua propriedade (ele é casado com Sirlei!), aconteceu uma das melhores aulas de campo do curso, pois se inteiraram da plantação de café, desde as mudas até a colheita, além do manejo nas máquinas, nos terreiros, nos secadores e provas, limpeza, ensacamento e depois, a colocação no mercado.

Muito boa a instrução do jovem casal que mostrou domínio do assunto, desde a semente até a parte final deste produto, a riqueza da região. 


(foto de Toninho: Sirlei, 6ª D/E)

INAUGURADA IGREJA NA COMUNIDADE SÃO JOÃO BATISTA

Merece destaque esta grande festa, pois era esperada há mais de 20 anos, para os fiéis católicos do Córrego dos Batistas, em Martins Soares. E com ajuda dos moradores, prefeitura, autoridades e comércio local, foi inaugurada dia 25, sábado, a bela Igreja de São João Batista, com missa celebrada pelo diocesano Pe. Rafael e participação de pessoas de várias cidades próximas. Muita festa, muita alegria, show de instrumentistas e cantores e várias barracas com a melhor comida da região. Muito se deve agradecer aos coordenadores daquela comunidade, aos líderes que não mediram esforços, ao povo em geral e as autoridades que compareceram prestigiando o evento e dando graças ao Senhor, por mais essa Igreja, que muito vai ser útil, para a animada comunidade.
(foto Flávio Roberto: igreja lotada) 

CURSO DE SAÚDE BUCAL CAPACITA AGENTES

Através do mobilizador Rudson Cúrsio, o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim tem se destacado em toda região, com inúmeros e interessantes cursos.

Desta feita a mobilização foi realizada em Martins Soares (MG), dos dias 22 a 24 de junho, onde aconteceu o Curso de Saúde Bucal, em parceria com o CRAS e a Secretaria de Saúde daquela cidade vizinha.

Foram capacitadas 12 agentes de saúde para melhor atender às famílias rurais.

Aprenderam sobre importância de higiene bucal na prevenção de várias doenças da boca além da relação com outras piores, como exemplo, câncer e doenças do coração.

Muito se deve agradecer ao competente cirurgião-dentista, também instrutor do Senar, Dr. Adir Nogueira da Gama, de Manhuaçu, que não mede esforços para distribuir conhecimentos a fim de que os interessados possam ser úteis em suas comunidades.

Muito bom...


(foto: Dr. Adir e Rudson, com agentes)

DRA. FERNANDA E O PROJETO VOLUNTÁRIO DE NUTRIÇÃO NA AMAR

Muitas são as pessoas que se preocupam em distribuir com os mais necessitados um pouco do que têm.

Outros usam seus dons, cargos, capacidades, para cooperar com quem precisa. Foi o caso da nutricionista Dra. Maria Fernanda Fazzolo, na Fazenda Terapêutica  da AMAR (Associação Manhumiriense dos Amigos Reunidos) onde realiza um vitorioso projeto de nutrição para os assistidos.

O projeto terá ações preventivas e educativas com temas pertinentes   relacionados à alimentação e nutrição de acordo com demandas levantadas pelos pacientes, avaliação nutricional clínica individualizada, treinamento para os manipuladores de alimentos, planejamento de cardápio, entre outras ações.

Merece destaque essa iniciativa, pois demonstra a preocupação com a comunidade e o profissionalismo de Dra. Maria Fernanda (foto), que além de competente, ainda se dispõe a trabalhar nas horas de folga como voluntária.

 

PARA ACESSAR MATÉRIAS ANTIGAS DO COLUNISTA JOSÉ GERALDO BARBOSA CLIQUE ABAIXO NO LINK:

CULTURA

 

Jornal Boca do Povo - CULTURA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO -Copyright 2010 - Todos os direitos reservados