TELEFONE (33) 3341.1026

 
 
             
I
Noticias
 

GINCANA ALERTA CRIANÇAS SOBRE O PERIGO DA DENGUE

ALERTA CONTRA A DENGUE

Com a chuva dos últimos dias, a população deve ficar alerta para a possibilidade de novos criadouros de dengue. Todos os locais onde a água pode ter ficado acumulada precisam ser investigados, a fim de que o município continue tendo sucesso no controle da doença. Quintais, lajes e calhas devem ficar livres de água parada, para que o mosquito Aedes aegipyt não tenha onde depositar seus ovos.

 

O combate à dengue é dever de todos.

 

Desde o início do inverno, não tivemos nenhum caso na cidade com suspeita da doença. Além do trabalho constante de combate aos criadouros, realizado pelos Agentes de Controle de Endemias, por meio de arrastões e vistorias casa a casa, as condições climáticas, com o avanço do frio e um período de estiagem, favoreceram a diminuição da dengue.

“ No entanto, as chuvas dos últimos dias tornaram o ambiente favorável à proliferação de dengue. Todos devem estar alerta e manter os cuidados necessários para evitar a doença. Isso porque, após as chuvas, a chegada do calor faz que os mosquitos voltem a depositar ovos. Em poucos dias, as larvas já se transformam em mosquitos adultos, que transmitem a doença.

Entre as medidas que devem ser adotadas como hábito de combate à dengue, está manter quintais livres de entulho ou outros materiais que possam acumular água, proteger garrafas e outros objetos da chuva, guardar brinquedos em local coberto, drenar a água das lajes, limpar calhas periodicamente, tampar caixas d’água e tambores, entre outras ações.

 

Manhumirim, Dezembro de 2013.

 

 

Jessoane Alves Marques
Coordenador de Endemias
Vigilância Ambiental
Secretaria de Saúde de Manhumirim

 

 

 

 

PROJETO CIDADE LIMPA

 

Teve inicio em Manhumirim no dia 03 de Dezembro de 2013, o “PROJETO CIDADE LIMPA + QUALIDADE DE VIDA; + SAUDE PARA TODOS”, desenvolvido pela Professora Suely Vilhena Oliveira Câmara da Escola Alair José Dias e apoio de Jessoane Alves Marques, Coordenador de Endemias - Vigilância Ambiental, Projeto esse que visa melhorar a qualidade do Meio Ambiente, melhorar a Saúde da população, melhorar e controlar o índice de infestação do AEDES AEGYPTI, conscientizar e alertar a população dos riscos que o lixo traz a nossa população.

O “PROJETO CIDADE LIMPA + QUALIDADE DE VIDA; + SAUDE PARA TODOS” conta com varias parcerias, sendo elas, Prefeitura de Manhumirim, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, Vereadores e Coleta Seletiva.

Foi realizada hoje uma gincana na Escola Alair Jose Dias onde pais e alunos participaram do projeto, onde foram recolhidos 6 (seis) Bags de lixo de toda variedade, mas somente os recicláveis, lixo esse que serviria de morada para insetos, animais peçonhentos, criadouros para o mosquito da Dengue, entre outros. Foi um sucesso o trabalho realizado hoje e certamente ira melhorar muito a qualidade da população em relação a todos os assuntos que envolvem Saúde, Meio Ambiente e Educação.

 

 

 

 

 

 

 

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados