JORNAL BOCA DO POVO - VERDADE E UTILIDADE PÚBLICA A SERVIÇO DE MANHUMIRIM
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

18 de maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial 2015 é comemorado com sensibilização coletiva em Manhumirim

Em Manhumirim (18/05) aconteceu uma articulação entre GRS, CAPS, SMS, NASF, Casa de Cultura e apoio da Polícia Militar, na passeata da Luta Antimanicomial.

Após concentração em frente à sede da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim SES MG; com apoio da Gerente Regional Cici Magalhães e presença da Prefeita Sra. Darci Braga, os usuários, alguns familiares e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I ™ “De Volta À Vida”, gestores da Saúde e profissionais do NASF, inicia-se a marcha rumo ao centro de Manhumirim em defesa dos serviços substitutivos ao modelo asilar e por uma sociedade sem manicômios.

Marcos Alexandre RT Saúde Mental da GRS disse “Essa manifestação é um importante instrumento de reinserção social, e nos espaços coletivos, é que fazem toda a diferença, além do mais, são os pacientes, a partir desse modelo que organizam a demanda da assistência.”

A passeata ocorreu com faixas, carro de som volante explicando sobre a Reforma e Luta Antimanicomial, e sobre o tratamento de portas abertas no CAPS, respeitando a individualidade e direitos dos usuários.

O evento se encerrou na Casa de Cultura de Manhumirim onde serviram lanche para os participantes. E o Movimento continua a sensibilização é constante, permanente.

Histórico

O Movimento Antimanicomial, também conhecido como Luta Antimanicomial, se refere a um processo organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais.

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu váiros trabalhadores na área de saúde mental.

Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS); está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.

Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10.216/2001 como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.


TEXTO:Marcos Alexandre F. Moreira
FOTOS: João Rosendo e Andressa Duarte

O apoio da Polícia Militar: Soldados Marco Antônio de Jader

Andressa Aguiar registrando todos os fatos para a posteridade

Marcos Alexandre e Soldado Marco Antônio Souza

 

O Secretário de Saúde Jorge Gomes, A Diretora da GRS Manhumirim Cici Magalhães, a Prefeita Darci Braga, Maria Fernanda Fazolo e as servidoras da saúde

Concentração frente a GRS de Manhumirim

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados