Notícias
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

APAC DE MANHUMIRIM LANÇA PEDRA FUNDAMENTAL

Evento reuniu apoiadores, recebeu bênçãos e registrou a história

 

No domingo, 9 de novembro, às 16 horas, autoridades civis, eclesiásticas, membros da diretoria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e convidados se reuniram próximo à obra recém-começada do Centro de Reintegração Social da entidade para a cerimônia de lançamento da pedra fundamental.

Além da presidente da APAC Renata Elisa Portes e os demais membros da diretoria, Hélio Marcos Mendonça, Nelcy Celestino, Luciano Silva, Luciene Emerick, Kilza Fonseca, José Weber, Vanda Santana, Gilmar Milião, Paulo Celestino, Mariselma Siqueira, Marcelle Matos, estavam presentes o venerável da Loja Maçônica Propter Humanitatem de Manhumirim e vice-prefeito Jésus Aguiar, o presidente da Câmara Dário Veiga, os vereadores Helinho Mendonça e João da Casa Franco, o prefeito de Alto Caparaó José Gomes, a vereadora de Alto Caparaó, Alcinéia Pinheiro, Wendel Dourado, do Rotary Clube Manhumirim/Alto Jequitibá, o representante da Prefeitura Luciano Borchio, Sérvulo Barbosa, secretário municipal de Promoção Social e o Maçon Rogério Freitas.

Também prestigiou a cerimônia o engenheiro agrônomo e integrante do Rotary Ruy Gripp. Padre Francisco comandou a celebração ecumênica ao lado de dois pastores de outras igrejas. 

Ao final da cerimônia foi depositada uma caixa em uma urna que vai ser posteriormente lacrada.

A obra, com verba de mais de 2 milhões e 300 mil,  já começa a erguer o primeiro platô  mostrando sua grandiosidade.

Além do prédio começado, mais dois serão erguidos, um para cada regime, aberto, semi-aberto e fechado, além de toda a estrutura em torno deles. A previsão é atender 80 presos.

Mas o que esta obra tem de mais grandioso é o sentimento que tem contagiado as pessoas que se aliaram à causa nesta caminhada até aqui, desde que a primeira diretoria foi formada há mais de 10 anos com o sonho de trazer esta obra para Manhumirim.

Esta associação trabalha para recuperar e reinserir detentos no convívio social.

O método APAC trata o preso com rigor, mas dá a ele condições de estudar, trabalhar, ter orientação religiosa, acompanhamento psicológico e jurídico.

A presidente da APAC Renata Elisa Portes se emocionou ao falar desta conquista:

“Quando eu vejo estas paredes se erguendo eu custo a acreditar, depois de tantas dificuldades, tanta luta. Houve momento em que a gente nem conseguia cortar o terreno e ainda temos muito trabalho pela frente, mas está mais fácil. Agradeço a Deus e a todos que nos ajudaram.Renata ainda disse que o trabalho vai precisar de apoio, de voluntários.

A considerar as pessoas que ali estavam todas comprometidas de alguma maneira com a causa e outra mais que não estavam presentes, mas que apoiam, o trabalho tem tudo para dar certo.

TEXTO E FOTOS: Viviana Almeida

Luciano Portilho Bórchio representou a prefeita Darci Braga e ressaltou a importância da obra para o município

Dentro da caixa, documentos da obra, assinaturas dos presentes neste dia histórico e outros objetos, que possam documentar quando e como tudo aconteceu para que as gerações futuras tenham o registro oficial da história.

 

 

 

A presidente da APAC Renata Elisa Portes se emocionou ao falar desta conquista: “Quando eu vejo estas paredes se erguendo eu custo a acreditar, depois de tantas dificuldades, tanta luta. Houve momento em que a gente nem conseguia cortar o terreno e ainda temos muito trabalho pela frente, mas está mais fácil. Agradeço a Deus e a todos que nos ajudaram.” Renata ainda disse que o trabalho vai precisar de apoio, de voluntários.

O vice-prefeito Jésus Aguiar destacou o trabalho da diretoria que tornou tudo isto possível e lembrou que Manhumirim conseguiu a verba para que a obra começasse este ano graças ao deputado estadual Tiago Ulisses.

A obra de mais de dois milhões e trezentos mil já começou erguer o primeiro platô

O presidente Dário Veiga recordou a história das diretorias desde o início, sendo ele o primeiro a ocupar o cargo.  

 

 

 

 

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados