Notícias
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

EQUIPE DA PREFEITURA E BRIGADISTAS COMEMORAM: APAGADO O FOGO NO PARQUE SAGUI DA SERRA

O que a natureza leva anos para construir o homem destrói em minutos

 

Mais um triste fato de falta de respeito com a natureza aconteceu no finalzinho do mês de setembro de 2017: incêndio no Parque Sagui da Serra.

Após três dias de caminhadas longas por picadas que levam a locais inacessíveis e um cansativo combate, uma equipe de abnegados e amantes da natureza conseguiu apagar o fogo no Parque Municipal Sagui da Serra.

Desde o primeiro dia a equipe optou por fazer um combate direto na linha do fogo ao invés de fazer um aceiro na divisa do parque, desta forma acreditaram que poderiam salvar parte das matas particulares anexas ao parque (veja foto legendada), que abrigam um importante manancial hídrico que abastece boa parte da população do Córrego Caatinga e parte da cidade de Manhumirim.

Mesmo com 12 homens cedidos pela Prefeitura a luta parecia perdida, o calor intenso impedia a aproximação para o combate direto.

A equipe resolveu então que no dia seguinte retornaria na parte da manhã momento em que a temperatura é mais baixa e o fogo também.

Com a fina chuva que caiu na madrugada e resfriou bastante a área queimada , tiveram a oportunidade que faltava, apagaram os focos que persistiam e apagaram os troncos que ameaçavam reascender e o incêndio foi controlado. 

A direção do Parque Sagui da Serra agradece a Prefeitura Municipal, em especial aos jardineiros e garis que tanto se empenharam nessa missão: os jardineiros Sebastião, José Carlos, Nícolas Luiz Carlos, os garis: Marcio, José Paulo, Kenio, Amarildo e ao encarregado Heiton Borel Buzin, ao Silvio Mussy proprietário local, aos brigadistas José Luiz Guimarães e Marcio Rodrigues de Jesus que não mediram esforços para controlar o incêndio e assim preservar uma das mais bonitas áreas de nossa região.

Parabéns a todos os guerreitos pelo competente trabalho.

FOTOS: Sagui da Serra

 

A competente equipe que venceu o fogo no Parque do Sagui

Área queimada

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados