JORNAL BOCA DO POVO - UTILIDADE PÚBLICA, ARTES E CULTURA
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

PREFEITURA E SESI REALIZAM O COZINHA BRASIL EM MANHUMIRIM

Cozinhar bem, aproveitando ao máximo o sabor e o nutriente dos alimentos, além de evitar desperdícios, foi um conhecimento trabalhado intensamente com os participantes do Programa Cozinha Brasil, em Manhumirim.

O curso oferecido gratuitamente para a comunidade, por meio da parceria entre o SESI (Sistema FIEMG) e Prefeitura, foi realizado durante três dias, e teve excelente avaliação dos participantes.

O caminhão com a estrutura para a execução do treinamento ficou posicionado ao lado do Ginásio Poliesportivo Publio Nolasco. No local, os participantes assistiram às aulas, inclusive com a “mão na massa”, ou seja, colocando em prática os novos conhecimentos adquiridos.

A instrutora do curso, especialista Ilmara Alessandro de Oliveira, pontuou que este “é um curso que visa ensinar sobre o aproveitamento integral de alimentos e educação alimentar, abrangendo pessoas a partir dos dezesseis anos.

Ou seja, não faz diferença já saber ou não lidar com a cozinha. É nossa intenção que este participante saiba lidar com folhas, cascas, talos, fazer receitas diferentes, ensinar a importância da nutrição na vida e a manipulação de alimentos – é esta a proposta do “Cozinha Brasil”.

Atualmente, 35% dos alimentos produzidos no Brasil vão para o lixo, por falta de aproveitamento, por mau armazenamento, então, ensinamos a planejar a compra - para não haver perdas-, e, com a compra feita, que se aproveite integralmente o alimento para que o mesmo não seja jogado fora. Isso auxilia o orçamento doméstico, reduzindo gastos. Ficamos felizes ao perceber que os participantes se mostraram muito interessados, fazendo muitas perguntas, enfim, demonstraram verdadeiro entusiasmo”.

O Diretor Municipal de Cultura, Sandro Ribeiro, avaliou que a proposta da Prefeitura em trazer esta capacitação para a cidade deu certo. “O curso foi muito bom, com expressiva participação. Agradecemos a todas as pessoas que colaboraram conosco, como a equipe do “Feitos e Efeitos” e também ao pessoal da Beta Confecções - em especial ao Roberto e sua esposa e a todos os funcionários-.

Os participantes puderam degustar o alimento, logo depois que era feito; viram que tem como economizar, e, isso deve ser feito. Então, foi um curso muito bem aproveitado.

Foram duas turmas: à tarde e à noite - com duração de três horas cada uma -, e, ninguém achou cansativo. Os inscritos relataram que, se precisasse, ficariam até mais tempo”.



 

Realizado pela Prefeitura e SESI, o Programa Cozinha Brasil trouxe novos conhecimentos à população sobre educação alimentar e combate ao desperdício. Na foto, participantes de uma das turmas de Manhumirim, juntamente com a Instrutora do Curso, Ilmara de Oliveira, e o Diretor de Cultura, Sandro Ribeiro.

 

 

 

 

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados