Notícias
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA HOMENAGEM AOS NEGROS DE DESTAQUE DE MANHUMIRIM PASSADO E PRESENTE

Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil,, em 20 de novembro.

Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso  e Rio de Janeiro  por completo através de decretos estaduais. 

Em estados que não aderiram a lei, a responsabilidade é do prefeito, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "ZUMBI DOS PALMARES", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Em Manhumirim, um dos grandes batalhadores pela causa é o vereador Roberto Belarmino Fagundes (Bob), que já entrou até com um projeto para instituir feriado municipal no dia em questão, mas, foi rejeitados pelos demais vereadores.

Bob é atualmente Presidente da Câmara Municipal, já foi presidente da Associação do Bairro Mangueiras, atuante na causa social e vereador reeleito para o próximo mandato.

Documentário em homenagem aos negros de destaque de Manhumirim - passado e presente

Vereador Roberto Belarmino Fagundes (Bob)

 

 

 

 

 

 

 

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados