CICI MAGALHÃES É NOMEADA DIRETORA DA GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

INAUGURADO O TELECENTRO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DE LOURDES GANHA O NOME DA ENFERMEIRA TÂNIA DE SOUZA COURA BOREL

i

Aconteceu no dia 10 de abril de 2015 a inauguração do Telecentro do bairro Nossa Senhora de Lourdes.

O local será um ponto de encontro para todas as pessoas do bairro onde terão acesso à internet para fazerem pesquisas, acessarem sites de informação e auxiliar nos trabalhos escolares de crianças e adolescentes.

O Telecentro recebeu o nome de Tânia de Souza Coura Borel, que foi enfermeira do Postinho de Saúde do bairro e falecida há algum tempo e era muito estimada pelos moradores.

A lei que deu o nome de Tânia ao local foi de autoria do vereador Dário de Souza Veiga aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.

A prefeita Darci Braga falou que estava feliz com a indicação do nome da homenageada, pois foi muito amiga dela e é testemunha do quanto a enfermeira dedicou sua vida para aliviar o sofrimento dos moradores do bairro de Lourdes. Darci também parabenizou o vereador Dário Veiga pela escolha do nome de Tânia e disse estar emocionada com a inauguração do telecentro.

O vereador Dário Veiga falou da emoção e satisfação em poder homenagear uma pessoa tão especial, que tanto contribuiu com a saúde de nossa cidade e ressaltou para a família que o nome de Tânia agora faz parte da história de Manhumirim.

Edson Coura Borel, viúvo de Tânia fez um relato histórico da vida da esposa, e emocionado falou aos presentes:

_"Foi com muito orgulho e uma saudade descabida que soubemos da intenção da comunidade do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Manhumirim em homenagear a enfermeira, e, para nós, mãe e esposa Tânia de Souza Coura Borel.

Durante quase 20 anos de nossas vidas a única e exclusiva ocupação dela foi ser mãe, esposa e dona de casa, cuidando com zelo e carinho de todos nós. Dos 21 anos aos 41 anos de idade, seu horizonte se restingiu à nossa casa e às respectivas tarefas de cuidar dela, com algumas poucas exceções.

Mas, acreditamos que, se hoje este espaço está sendo inaugurado e recebendo o nome dela, isso acontece porque, num momento da vida em que muitas pessoas já estão resignadas com o que conseguiram realizar, seja muito ou pouco, ela resolveu e conseguiu dar uma guinada e mudar o curso de sua vida e, por consequência, da vida de todos nós.

Ela resolveu voltar a estudar. Resolveu que se tornaria uma enfermeira. E fez isso com tanto afinco, tanta determinação, que nos arriscamos a dizer que nunca vimos alguém estudar de maneira tão dedicada durante os anos de faculdade. Depois de já ter filhos encaminhados na vida, lhe restava encaminhar a sua própria vida e buscar uma realização própria e merecida.

Pelas circunstâncias que a vida acabou impondo, ela não teve condições de completar sua formação profissional na idade que se entende como adequada para isso. Isso fez com que ela voltasse a estudar e ingressasse na faculdade de enfermagem aos 41 anos de idade, se formando aos 45. E todos nós vivenciamos esse período da vida dela intensamente, orgulhosos.

Ela se formou e veio aproveitar, em Manhumirim, a oportunidade de trabalhar em um posto de saúde da família (PSF). E aqui ela se realizou profissionalmente. Aqui ela aplicou tudo o que aprendeu.

Aqui ela dedicou todo o zeloso amor que tinha em si e que, por anos, foi apenas dedicado a nós, às pessoas das áreas atendidas pelo posto em que trabalhava.

Esperamos que o nome dela, que hoje batiza este Telecentro, além de ser um afago à sua memória e à nossa saudade, simbolize e dê o exemplo às crianças e adultos que vierem a se utilizar desse espaço e de qualquer pessoa, em qualquer momento de sua vida, pode optar por crescer e ter novos horizontes e que uma forma consistente de fazer isso é estudando com afinco, com muita vontade.

Novamente agradecemos à comunidade do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, à Câmara Municipal dos vereadores e à Prefeitura de Manhumirim pela homenagem a ela prestada, que partiu tão rápido e tão cedo e que ainda nos faz tanta falta.

Nosso muito obrigado!

Carolina de Souza Borel, Felipe de Souza Borel e Edson Coura Borel."

Muito merecida a homenagem e todos que trabalharam direita ou indiretamente para a realização do evento estão de parabéns, tando pela escolha do nome e também pela importância social da obra.

 

FOTOS: Thomaz Júnior e João Rosendo

Edson Coura Borel falou, emocionado, sobre a vida da esposa Tânia

A prefeita Darci Braga no meio das crianças que inauguraram o Telecento Tânia de Souza Coura Borel

O vereador Dário Veiga, Elvira, Cecília e Rita Borel no momento em que a família recebeu uma placa das mãos da prefeita Darci Braga

Os familiares de Tânia ao lado do vereador Dário Veiga

A prefeita Darci Braga e Seu Juca

Tá Barbosa e Dário Veiga

Tânia de Souza Coura Borel

Paulinho Aguiar, o vereador Dário Veiga (autor da lei que deu o nome no Telecentro Tânia de Souza Coura Borel), os familiares Elvira, Cecília, a prefeita Darci Braga, o esposo Edson Borel, Rita Borel, Sérvulo Barbosa (Secretário de Assistência Social),Bruno César Costa (Secretário de Esportes) e Sebastião R. Souza

José Firmino Ferreira (Seu Juca) a prefeita Darci Braga, o vereador Dário Veiga e Edson Borel, esposo de Tânia no momento do descerramento da placa

A prefeita Darci Braga falou da importância que a homenageada teve com seu trabalho à frente do posto de saúde do bairro de Nossa Senhora de Lourdes

Vereador Dário Veiga, Edson Coura Borel e a prefeita Darci Braga

O vereador Dário Veiga e Bruno Cézar Sanglard Costa

Souza, Paulinho Aguiar e Raimundo

 

 

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados