Notícias
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

MARCO ZERO DE MANHUMIRIM, MUITA GENTE NÃO SABIA QUE EXISTIA... AGORA VAI SABER.

Atendendo pedido do vice prefeito Jésus Antônio Aguiar (PV), a prefeita Darci Braga (PTB) autorizou a construção de monumento para ressaltar o MARCO ZERO DE MANHUMIRIM para que fique visível um ponto tão importante e que muita gente não sabia da existência.

O MARCO ZERO de uma cidade representa o seu centro geográfico, a partir do qual todas as medições de distância relativas a ela são estabelecidas.

Quando se ouve falar que o Rio de Janeiro fica em linha reta a 319 Km e por estradas a 431 Km de Manhumirim ou que São Paulo situa-se a 602 em linha reta e por estrtadas a 748 km de nossa cidade, o ponto referencial é o tão conhecido MARCO ZERO, localizado na Praça Getúlio Vargas, centro, perto da Câmara Municipal.

Além disso, frequentemente, essa referência marca o local onde a cidade teve origem. É o caso dos marcos zeros tanto de São Paulo, quanto do Recife e também o da terra de Pirapetinga, hoje a nossa amada Manhumirim.

O MARCO ZERO é um marco regulador das distâncias entre os municípios e a Capital e também o ponto inicial das estradas.

O crescimento da cidade começou a partir daquele local, onde geralmente é construído um MONUMENTO homenageando pessoa ou fatos, marcando o local onde iniciou as primeiras construções do município. 

No caso de nosso município o local homenageia os lutadores da FAB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram defendendo a Pátria na segunda guerra mundial (1945).

O crescimento do Manhumirim começou a partir de onde é o Marco Zero, ou seja, a Praça Getúlio Vargas.

Agora, um marco que já existia há anos na cidade, passa a ser conhecido do grande público e no local uma placa maior indica o local tão importante na história de nossa terra e que, antes, não era divulgado e nem conhecido pela maioria da população.

 

VEJA A DISTÂNCIA DE MANHUMIRIM A ALGUMAS CAPITAIS

Brasilia

Distância em linha reta: 812 Km

Distância por estradas: 1033 Km

 

Rio de Janeiro

Distância em linha reta: 319 Km

Distância por estradas: 431 Km

 

Belo Horizonte (MG) -

Distância em linha reta: 212 Km

Distância por estradas: 305 Km

 

São Paulo (SP)

Distância em linha reta: 602 Km

Distância por estradas: 748 Km

 

Vitoria (Espírito Santo)

Distância em linha reta: 106 Km

 

Distância por estradas: 237 Km

 

FONTE DE PESQUISA:

http://www.distanciaentreascidades.com.br/

A prefeita Darci Braga e o vice prefeito Jésus Antônio Aguiar

Local do MARCO ZERO onde será colocada a placa mostrando o ponto

Monumento OBELISCO aos "Pracinhas", membros da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram na segunda guerra mundial

MONUMENTO AOS PRACINHAS na placa homenagem aos combatentes da segunda guerra mundial, membros da FEB - Força Expedicionária Brasileira: Adhemar Justino, Alonso Abel de Faria, Álvaro Lima, Antônio Ererick, Divino Cézar, Eurico Miranda, Gediel Gripp, Heráclito Julião Araújo, Jairo Werner, José Carlos de Souza, José Elias Duar, José Leandro da Costa, João Valentim de Souza, Nélson Storck, Onésimo Ferreira da Rocha, Orias Gripp, Orlando Silva, Renê Rabello, Roberto Khede, Rubens José Elias e Vicente Estevam Teixeira

MARCO ZERO - INSCRIÇÃO NO SELO: " Referência de Nível. Conselho Nacional de Geografia. Não destruir. Protegido pela Lei Nº 162 - M

 

 

 

 

 

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados