Notícias
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

MORRE EM BELO HORIZONTE O EX DEPUTADO MÁRIO ASSAD

Faleceu, em Belo Horizonte, no início da noite deste sábado, o ex-prefeito de Manhuaçu, Dr. Mário Assad. Advogado e professor, ele foi deputado estadual e federal por nove mandatos e encerrou a carreira, marcada pela honestidade e caráter, como Prefeito de Manhuaçu entre 2001 e 2004.

Nascido em 20 de janeiro de 1925, Dr. Mário Assad era advogado e ingressou na política estadual como Chefe de Gabinete do Secretário do Interior e Justiça de Minas Gerais durante o período de 1959 a 1961. Foi Delegado Regional do IAA, no período de 1961 a 1963. Foi Secretário do Trabalho, Assistência Social e Desportos do Estado de Minas Gerais (1975 - 1979) e Secretário da Justiça do Estado de Minas Gerais, de 1991 a 1994.

Como deputado estadual de Minas Gerais, ingressou na Assembleia pela primeira vez para a suplência durante a 5ª legislatura (1963 - 1967).  Foi eleito como deputado estadual efetivamente por mais quatro mandatos consecutivos, da 6ª à 9ª legislatura (1967 - 1983), pela ARENA.

Foi fundador, em 1975, da Assprom (Associação Profissionalizante do Menor), entidade pela qual já passaram mais de 70 mil menores. Era seu presidente de honra. Foi também poeta e membro da Academia Municipalista de Letras.

Nas eleições de 1982, Mário Assad concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados, saindo vitorioso e sendo reeleito para mais dois pleitos, completando três mandatos consecutivos, durante o período de 1983 a 1995, sendo eleito pelo PDS no primeiro mandato e pelo PFL nos demais.

Entre 1987 e 1988 como deputado constituinte, foi presidente da Comissão de Direitos e Garantias Individuais e membro da Comissão de Sistematização, ambas com trabalhos de extrema relevância na elaboração da Constituição de 1988. Foi também o Coordenador Constitucional da bancada.

Em 1984 Mário Assad apoiou o movimento democrático "Diretas Já" (Emenda Dante de Oliveira) e votou pelo restabelecimento da eleição direta para presidente da República. Na sequência do movimento, votou em Tancredo Neves para presidente.

Mário Assad foi prefeito de Manhuaçu durante o período de 2001 a 2004, sendo eleito pelo PFL (atual Democratas). Sua passagem pela Prefeitura Municipal foi marcada pela gestão de investimentos significativos, como o asfaltamento das estradas até os distritos de Ponte do Silva e de São Sebastião do Sacramento, a duplicação do sistema de abastecimento de Manhuaçuzinho, ponte perto do Posto Marília, quadra na Petrina, Engenho da Serra e Santo Amaro de Minas e outros investimentos em obras e na área social.

Em toda sua trajetória política, Mário Assad viabilizou investimentos como a construção de escolas, asfaltamento de estradas, estádios, pontes e unidades de saúde em vários municípios da região.

Ao final do mandato de prefeito, foi passar os seus últimos anos com sua família, em especial sua esposa Dona Neide e seu filho Mário Assad Júnior, que segue a carreira política do pai.

Todos os elogios feitos a Mário Assad são justos. Foi um grande estadista que transformou a história da região de uma maneira significativa. Demonstrou com sua inteligência, habilidade, honestidade e coragem que, no campo da política, é possível fazer o bem sem se envolver em escândalos de corrupção e outras sujeiras.

Mário Assad é o melhor exemplo que temos – aliás muito raro nos nossos dias – de que a política não é apenas a tarefa suja e medíocre que tantos imaginam, da qual os malandros se valem para enriquecer e os vagabundos para sobreviver sem fazer nada, mas uma atividade que pode também melhorar a vida de todos, substituir o egoísmo pelo bem comum.

com informações de Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó

FOTOS: Arquivo J.R. PRODUÇÕES - João Rosendo

 

Dr. Mário Assad

Dr. Mário Assad (de costas) Itamar Franco, Prefeito Nico Franco na EXPOLESTE de Manhumirim

Dr. Renato Albuquerque, Itamar Franco e ao fundo Dr. Mário Assad na EXPOLESTE de Manhumirim

Antônio Teodoro, ex prefeito de Manhuaçu, Dr. Mário Assad e o ex prefeito Nico Franco em uma inauguração de obra em Manhumirim

 

 

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados