Notícias
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

MULA ATÔMICA: UM EMPREENDIMENTO DE SUCESSO NOS DIAS DE CARNAVAL

Há doze anos realizando sua festa nos dias de carnaval, a MULA ATÔMICA, um organizado empreendimento, mais uma vez foi sucesso.

Algumas pessoas pensam, talvez por levar nome de bloco, a MULA ATÔMICA é um bloco de carnaval, mas, não é.

Esse tipo de festa começou na Bahia quando presidente de ONGs usavam os dias de carnaval e tirar um dinheiro dos turistas e a renda era revertida para manter obras assistenciais.

Também essa mesma forma de festa foi criada em algumas cidades universitárias com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar nos estudos dos menos favorecidos e na festa de formatura.

Aqui em Manhumirim foi copiado apenas a parte da venda dos abadás...

Quando começou a diretoria pensava em fazer um bloco de carnaval, tanto é que saíam com um boneco caricatural de uma mula, puxando os foliões.

Hoje, depois de grande, não tem mais essa preocupação, pois todos os seus patrocínios são voltados para a festa dentro de local fechado e com a venda de abadás. Seguem para o centro da cidade apenas para justificar o patrocínio que poder público dá disponibiliza para uma festa particular, que tem fins lucrativos, não é cultural nem filantrópica e que não é carnaval.

Importante também para a cidade, pois quem não gosta do carnaval de rua, ou não teve a oportunidade de conhecer o que é o carnaval, passa três dias se divertindo no animado evento que acontece usando os dias de carnaval na cidade.

Mas, BLOCO, eles não sabem ainda o que é, pois tem gente nas diretorias que nunca participou de nenhum carnaval em Manhumirim.

Veja na lista oficial abaixo, a definição de BLOCOS existentes no Brasil.

 

OS TIPOS DE BLOCOS CARNAVALESCOS:

BLOCO AFRO: São blocos que utilizam em sua indumentária, ritmo e letra aspectos das culturas africanas, utilizando um conjunto percussivo à frente do trio elétrico, somado a vestimentas cuja temática das estampas estabelecem ligação com a África.

BLOCO CARICATO: Pessoas fantasiadas geralmente fazendo a caricaturas de políticos e autoridades.

BLOCO DE ENREDO - Grupo de pessoas que se reunem em formação de alas fantasiadas seguindo um tema que conta uma história através de alegorias e fantasias. Hoje levam o nome de escolas de samba.

BLOCO DE EMBALO: São todos os blocos que não são de enredo nem se identifiquem com outra manifestação carnavalesca pré-existente, como os clubes de frevo, mendigos, mascarados, etc.

BLOCO DO SUJO: São manifestações populares típicas do carnaval de rua no Brasil, onde o improviso e a desorganização são a tônica: Um grupo de foliões com fantasias improvisadas, ou mesmo de roupa comum, se reúnem no carnaval e ao som de instrumentos também improvisados e desfilam pelas ruas da cidade, cantando e sambando marchinhas carnavalescas e sambas-enredo das escolas de samba.

BLOCO DAS PIRANHAS: São manifestações populares dada a todos os blocos carnavalescos formados por homens que se vestem com roupas de mulher para brincar o Carnaval.

Estes são os tipos de blocos existentes e reconhecidos como BLOCOS CARNAVALESCOS.

Portanto os casos da MULA ATÔMICA E MULAMBADA trata-se de um empreendimento particular, com fins lucrativos e bem articulado que usam os dias de carnaval para realizarem suas festas.

Parabéns pelo empreendimento.

 

 

Bruno César Sanglard Costa - Secretário de Esportes, Lazer e Cultura com a filha

 

TEXTO: JOÃO ROSENDO

Fotos liberadas de Internet - Wingston Soares e Agência Premiére

PUBLICADO EM 18 DE FEVEREIRO DE 2015

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados