Notícias
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

PAPAI NOEL GIGANTE ATRAI VISITANTES PARA MANHUMIRIM

CRIATIVIDADE E BELEZA COM POUCO DINHEIRO

Feito com materiais usados em decorações dos anos anteriores, ferragem, tela de viveiro e isopor o Papai Noel de quase sete metros de altura fixado na Praça Padre Júlio Maria de Manhumirim é comentário em toda região.

Levando em consideração a crise que enfrentam várias prefeituras do país, a prefeita Darci Braga determinou que não fosse gasto dinheiro com a decoração de Natal, pois a prioridade era a folha de pagamento dos servidores e pagamento de fornecedores. Mas, solicitou que fosse feito algo que marcasse a data tão importante e que impulsiona as vendas do comércio local.

Então surgiu a ideia da confecção do Papai Noel que foi produzido no almoxarifado da prefeitura utilizando espumas da decoração do ano passado, restos de vergalhão, tela de viveiro e outros materiais reciclados.

Foram comprados apenas algumas varas de ferro, cola e o plástico que serviu de roupa para o boneco, os demais materiais foram reaproveitados de restos de obras que se encontravam guardados no almoxarifado.

A execução foi coordenada pelo artista plástico João Rosendo que utilizou a mão-de-obra dos funcionários da prefeitura que se desdobraram com afinco durante três semanas de muito trabalho.

Apenas as mãos, botas e cabeças foram esculpidas no isopor, a montagem do corpo, braços e pernas em ferragem e restos de vergalhão e sobras de obras.

O efeito surpreendeu e todos ficaram satisfeitos com o final da escultura que agradou às crianças, adultos e está sendo destaque nas redes sociais e jornais impressos da região.

Segundo o artista plástico João Rosendo, criador do Papai Noel gigante: -"Mesmo com a falta de dinheiro dá pra fazer um trabalho legal e a criatividade deve ser colocada em prática na crise. Com amor ao que se faz e sobretudo com a vontade de fazer bem feito a gente consegue produzir, com pouco dinheiro, um trabalho que alguns acham que custou caro. Sou acostumado a trabalhar com poucos recursos e transformar o LIXO em LUXO. O mais, é conversa de adversário que não gosta de ver as coisas boas acontecendo em Manhumirim. Principalmente alguns vereadores DESOCUPADOS e SEM PROFISSÃO que vivem há anos às custas das esmolas que caem da mesa do poder. Dispenso esse tipinho de "amizade" que fica inventando valores e espalhando por aí. Obras superfaturadas foram feitas com a participação deles.... E mais, com prefeitura ou sem prefeitura eu sou sempre o João Rosendo, um profissional que tem reconhecimento artístico NACIONAL. Mas, o que me interessa mesmo é que o POVO gostou. Não só o de Manhumirim, como toda a região. E se eu fosse me importar com críticas, não teria feito três filmes, carnavalesco de três escolas de grande porte no Rio de Janeiro e São Paulo e nem o escolhido pelo Ziraldo para fazer o Monumento do Menino Maluquinto, escultor do Cafeicultor de Manhuaçu e mais 35 obras pelo Brasil de meu Deus. Enquanto os cães ladram, a minha caravana passa recebendo aplausos dos humildes...Meu trabalho é para agradar ao meu povo e não a político puxa-saco, sem lado e sem credibilidade" disse o artista reconhecido em todo o Brasil para uma TV regional.

 

FOTOS: Theo Souza e João Rosendo

Célio Andrade Júnior (Bolinho) ajudou na escultura

Sebastião Alves Toledo (Riquete)

Restos de espuma do ano passado e deram vida ao corpo do Papai Noel gigante

O artista plástico João Rosendo pintando o rosto do boneco

As partes separadas do boneco ainda sem montar

 

 

 

 

O Papai Noel gigante de Manhumirim feito com materiais reciclados faz sucesso com as crianças, adultos, imprensa regional e redes sociais

 

Isopor, jornal velho, tela de viveiro e muita criatividade

O serralheiro da prefeitura Sebastião Alves Toledo foi quem fez a estrutura de ferro

Os funcionários da Prefeitura ajudaram na construção do boneco

Antônio Gabriel da Costa (Tuniquinho), Júlio Novaes amarrando a ferragem

Célio Andrade Júnior, Cosme, Tuniquinho e Júlio

Restos de vergalhão formaram o corpo do boneco

AS REDES SOCIAIS ESTÃO LOTADAS DE FOTOS DO PAPAI NOEL GIGANTE DE MANHUMIRIM

 

 


 

 

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados