Notícias
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

MONUMENTO MENINO MALUQUINHO DE CARATINGA FOI RESTAURADO PELO ARTISTA PLÁSTICO JOÃO ROSENDO

Monumento ao maior sucesso editorial do cartunista caratinguense Ziraldo foi restaurado pelo artista plástico João Rosendo

A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) iniciou na manhã de terça-feira (22) as obras de restauração da estátua do Menino Maluquinho, situada na Praça de Informação Turística “Manoel Ribeiro Sobrinho” em direção ao Bairro Santa Zita, às margens da BR-116, no perímetro urbano de Caratinga.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sanderson Dutra Rocha Golveia a intervenção no monumento é custeada com recurso que só pode ser investido neste tipo de obra de interesse turístico.  O Comtur liberou a quantia em dinheiro, provenientedo ICMS Turístico para a recuperação do monumento.

A previsão do restaurador, João Rosendo, foi cumprida e a obra ficou pronta no dia 30 de dezembro.

Outra novidade adiantada é a reativação do Praça de Informações Turísticas que funciona ao lado do monumento. 

O diretor Administrativo do Circuito Turístico Rota do Muriqui, Ramon de Carvalho adianta que o Circuito irá disponibilizar um funcionário para atender no guichê com a distribuição de materiais e informações turísticas. “Com esta medida melhoraremos a acolhida aos nossos visitantes e também teremos condições de mensurar o número de turistas que passam pela nossa cidade”, destacou Ramon.

O estudante Leonardo Cornélio de Oliveira, de 19 anos, passava pela Praça e conta que gostou de ver o menino Maluquinho em obras. “Anteontem eu passei por este local e vi que o joelho da estátua estava muito esburacado. Hoje eu estou mais feliz porque o buraco no joelho já foi tapado”.

De acordo com o restaurador da obra, João Rosendo, o monumento foi vandalizado. “Este tipo de obra requer cuidados e manutenção constante, mas somente um ato de vandalismo poderia ter começado aquele buraco”.

Leonardo aproveita a oportunidade e deixa um recado para os caratinguenses. “Nós não podemos permitir que atos de vandalismo acabem com os nossos monumentos históricos e turísticos.

Todos os motoristas que passam pela BR ficam admirados com a beleza da estátua do Menino Maluquinho e associam o nome do cartunista Ziraldo à Caratinga e isto faz com que a nossa cidade fique mais famosa”, sorri.

Menino Maluquinho

A estátua foi inaugurada em 2003 e homenageia o maior sucesso editorial do cartunista caratinguense Ziraldo, o Menino Maluquinho.

A escultura é feita em fibra e mede 11 metros de altura e tem um pedestal de 1,40 m. “Esta é a segunda vez que venho a Caratinga para revitalizar este monumento”, explica Rosendo. “Nosso trabalho é recuperar as partes estragadas, lixar e pintar. É aconselhável que a estátua seja lavada a cada três meses para manter a pintura - que é feita com tinta automotiva - melhor conservada”.

TEXTO: Ivanir Faria

FOTOS: Ivanir Faria, Adriano Macadrone e João Rosendo

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sanderson Dutra Rocha Golveia e diretor Administrativo do Circuito Turístico Rota do Muriqui, Ramon de Carvalho acompanharam os trabalhos

Adriano Macadrone foi o responsável pelas filmagens e fotos aéreas com o drone

O artista plástico João Rosendo e sua obra: Monumento Menino Maluquinho de Caratinga


A estátua do Menino Maluquinho pronta

A estátua do Menino Maluquinho ainda em restauração. Na foto Celso Jorge Resende e o artista plástico João Rosendo

Devido a altura do monumento o trabalho de restauração foi acompanhado por um drone que fornecia imagens aéreas da parte de cima da estátua do Menino Maluquinho

A estátua foi toda revitalizada

O artista plástico João Rosendo revitalizando o pedestal do Monumento Menino Maluquinho

A imprensa acompanhou toda a restauração do Monumento Menino Maluquinho

Ziraldo - criador do personagem e João Rosendo autor da estátua Menino Maluquinho

Celso Jorge Resende

VÍDEO COM UMA DAS REPORTAGENS SOBRE A RESTAURAÇÃO DO MONUMENTO MENINO MALUQUINHO


 

 

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados