JORNAL BOCA DO POVO DE MANHUMIRIM - VERDADE E UTILIDADE PÚBLICA - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO
 

 

 
 
             
I
Noticias
 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE FÓRUM DA UNDIME - MG

Secretaria de Educação apresenta projeto para Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Manhumirim com o intuito de somar qualidade à Educação Infantil no município de Manhumirim realizou reunião com as Professoras da Educação Infantil e Coordenadores Pedagógicos para apresentação e Avaliação do Material didático do Sistema de Ensino da Editora Leya e Editora Ática.

O material didático, composto de livros, será um dos investimentos próprio e vai atender a todas as escolas de Ensino Infantil do município ao longo do período letivo, com atividades que envolvem alunos, professores e família. Além do material, os professores e a família podem contar com o apoio do portal do Sistema de Ensino  que traz sugestões de atividades, músicas e jogos para complementar o material didático.

Esse material esta embasado nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, em que o “Cuidar e Educar” são essenciais para uma Educação Infantil de qualidade. Os livros didáticos auxiliarão os professores na organização do seu trabalho e na prática pedagógica.

O Secretário Municipal de Educação, Josimar Veiga, na fala de abertura, ressaltou a importância do investimento, o qual servirá de apoio às atividades desenvolvidas na Educação Infantil. Aproveitando ainda o momento relatou outro projeto que estão sendo implementados na educação do município, como o Investimento Aprende Brasil da Editora Positivo nas series do 1º, 2º e 3º Ano. “Vamos educar para uma vida melhor”. Posteriormente estaremos trazendo mais informações sobre esses projetos. 

 

Manhumirim participa do XXIV Fórum da Undime-MG

 

O secretário municipal de Educação de Manhumirim, Josimar Moura Veiga, participou do XXIV Fórum da Undime/MG (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Minas Gerais), no Minascentro, em Belo Horizonte.

O tema deste ano foi “a sustentabilidade dos municípios brasileiros. Sistema de articulação: União, Estados, Municípios e terceiro setor”.

Entre os palestrantes estão nomes renomados como Frei Beto, Jamil Cury e Leila Ferreira e Secretária de Estado de Educação Macaé Evaristo.

Os participantes esclarecerão dúvidas sobre vários programas do Ministério da Educação, como PAR, Obras, PDDE, PNAE e demais programas coordenados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Também representam Manhumirim no Fórum da Undime a Diretora Municipal de Educação Marília Rust e a Coordenadora Pedagógica  Erica Laurindo Diniz.

Durante a palestra, Macaé Evaristo destacou a importância do Estado e municípios trabalharem em conjunto a construção dos planos de educação. “É preciso trabalhar em uma perspectiva de construção da educação pública e o planejamento que vamos fazer para a construção das metas dos planos estadual e municipais de educação deve ser sucedido por uma agenda de pensar o conjuntamente o atendimento educacional. É importante pensar os sistemas estadual e municipais de uma maneira articulada”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação apresentou ainda números da educação em Minas Gerais, como os resultados conquistados pelo Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), uma comparação das taxas de atendimento dos alunos em Minas Gerais, no Brasil e na região sudeste, entre outros.

A Undime/MG é uma associação civil, sem fins lucrativos e que integra, junto com as demais seccionais presentes em cada estado, a Undime Nacional. Esta associação tem como objetivo articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir educação de qualidade para todos.

 

Jornal Boca do Povo - DIREÇÃO JOÃO ROSENDO - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados